Após um 2020 complicado em razão da pandemia de covid-19, os lojistas de Tubarão viram as vendas de Natal aumentaram neste ano. O balanço positivo é comemorado pelos comerciantes e pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da cidade.
Para o presidente da entidade, Rafael Gomes Silvério, muito desse crescimento vem do avanço da vacinação no município e região. “As pessoas se sentiram mais seguras, mais confiantes para virem para as ruas, frequentarem as lojas e isso, consequentemente, aumentou as vendas. No mês de dezembro, que é o principal mês no ano, que representa quase um terço das vendas de todo o ano, também foi melhor que o mês de dezembro do ano passado”, avalia.
Segundo levantamento da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL) de Santa Catarina, o crescimento nas vendas no comércio no Natal de 2021 foi de 5,57% em relação ao ano anterior. Os produtos mais procurados foram roupas, calçados, brinquedos e eletroeletrônicos.
Segundo Rosemari Pickler, gerente de uma loja no Centro da cidade, foi um ano maravilhoso “Em termos de venda eu não posso me queixar. Foi um quadro excelente tanto na qualidade quanto nas pessoas que vem procurar a gente”, relata.
Além da do avanço da vacinação, a campanha Natal Premiado, promovida pela CDL, incentivou consumidores da Cidade Azul e aqueceu as vendas no mês de dezembro.
“Esse ano fizemos uma mecânica bem parecida com a do ano passado, que são as raspadinhas, onde as pessoas podiam ganhar prêmios instantâneos. Nós vimos que isso atraiu mais as pessoas porque elas ganhavam prêmios no momento da compra. Elas raspavam e podiam ganhar prêmio de R$ 50,00 e R$ 100,00 para gastar na própria loja e também passeio na carreta Mega Dance, que foi uma febre nesse Natal aqui em Tubarão”, explica Rafael.
No final da campanha, também foram sorteados cinco vales-compras de R$ 500,00, além de três e seis meses e um ano de salário.
Segundo a CDL, o perfil do cliente também mudou neste mês, por conta da inflação. Isso fez com que o ticket médio de compras diminuísse, girando em torno de R$ 128,00.
Para atrair os consumidores e aquecer as vendas, os lojistas recorreram a lives nas redes sociais. Uma ferramenta que surgiu durante a pandemia e veio para ficar.
“Muitas lojas continuam fazendo as lives de vendas, apesar de muitas pessoas já estarem vacinadas e estarem frequentando os estabelecimentos comerciais. As lives continuam porque as pessoas gostaram dessa comodidade de comprar direto da sua casa, de ir na loja somente buscar. Então, isso fez com que as lojas acelerassem esse processo de aderir a tecnologia”, destaca o presidente da CDL de Tubarão.