Santa Catarina investirá R$ 28 milhões no fortalecimento da pesca através do SC Mais Pesca, um programa do governo estadual voltado para melhorar a infraestrutura e profissionalizar a cadeia produtiva.
Quatro municípios da Amurel tiveram projetos contemplados. Serão R$ 3,9 milhões repassados para a região para a construção de ranchos, reformas de trapiches e a instalação de uma Casa do Peixe.
Confira as cidades beneficiadas:
Imaruí
- 300.000,00 – Construção de 10 ranchos coletivos de pesca
- 700.000,00 – Construção de cinco galpões oficina de embarcação de pesca e aquisição de equipamentos de reforma de embarcação.
Jaguaruna
- 1.000.000,00 – Construção de quatro ranchos coletivos de pesca
Laguna
- 408.656,49 – Reforma de prédio para instalação da Casa do Peixe
- 591.343,51 – Construção de rancho de pesca coletivo
Pescaria Brava
- 900.000,00 – Ampliação e reforma de cinco trapiches de pesca, em quatro comunidades
Nesta quarta-feira (24), o Governo do Estado aprovou o repasse dos recursos. O programa é operacionalizado pela Secretaria de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural. Ao todo, 29 municípios serão beneficiados. A expectativa é beneficiar quase 25 mil famílias de pescadores, que abrangem mais de 330 comunidades pesqueiras artesanais.
“O setor pesqueiro de Santa Catarina recebe um importante apoio do Governo do Estado e da Secretaria da Agricultura. Esses recursos serão fundamentais para que o setor possa expandir a sua produção, gerando emprego e renda para os catarinenses, fortalecendo toda a cadeia da pesca”, destaca o secretário da Agricultura, Altair Silva.
Envolvimento do setor
A Secretaria da Agricultura realiza o repasse de recursos e a contrapartida será a elaboração dos projetos e regularização junto aos órgãos competentes. As propostas de investimentos serão definidas pelas entidades representativas dos pescadores e maricultores de cada local.
É importante destacar que o SC Mais Pesca fará parte do portfólio de programas da Secretaria da Agricultura, mas que será operacionalizado com a parceria da Epagri, na organização dos pescadores, e com o envolvimento das prefeituras na concepção dos projetos. Será um trabalho integrado para fortalecer a pesca artesanal de Santa Catarina.