Receita libera consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda
Foto: Divulgação/Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Receita Federal disponibilizou nesta sexta-feira (21) a consulta ao lote da malha fina do Imposto de Renda referente a fevereiro. Cerca de 106 mil contribuintes que regularizaram suas pendências com o Fisco poderão verificar se têm direito à restituição. No total, serão pagos R$ 314,38 milhões, incluindo valores residuais de anos anteriores. O pagamento está programado para o dia 28 de fevereiro e será feito diretamente na conta bancária informada na declaração ou por meio da chave Pix do tipo CPF.

Entre os beneficiados, a maioria são aqueles que informaram a chave Pix na declaração ou utilizaram a opção pré-preenchida, o que garante prioridade no reembolso. Também estão contemplados idosos com mais de 60 anos, professores que têm o magistério como principal fonte de renda e pessoas com deficiência física, mental ou moléstia grave. Além desses grupos, há contribuintes que não se encaixam nas prioridades legais, mas que também receberão a restituição neste lote.

A consulta pode ser feita diretamente no site da Receita Federal, na seção “Meu Imposto de Renda”, clicando em “Consultar a Restituição”. Além do site, a consulta também está disponível pelo aplicativo oficial da Receita para tablets e smartphones. Caso o contribuinte não esteja na lista, é possível verificar se ainda há pendências acessando o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC), onde é possível tirar o extrato da declaração e, se necessário, enviar uma versão retificadora para tentar ser incluído em futuros lotes de restituição.

Se o pagamento não for efetuado na conta indicada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. O contribuinte poderá solicitar a transferência para outra conta bancária por meio do Portal BB ou pelos canais de atendimento do banco. Se o resgate não for feito dentro desse prazo, será necessário acessar novamente o e-CAC e solicitar a restituição não resgatada na rede bancária.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.