SC: Movimentação de cargas ferroviárias registra crescimento no primeiro trimestre
Foto: Divulgação/SPAF

A movimentação de cargas ferroviárias cresceu em Santa Catarina entre os meses de janeiro e março. Foram registradas 1,7 milhões de toneladas, que representam um acréscimo de 10,8% em relação ao mesmo período de 2023. Os dados foram apurados pela Secretaria de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), com informações da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

O desempenho das concessionárias que atuam em Santa Catarina ficou ligeiramente acima da média nacional, que foi 10,6% maior em comparação com o primeiro trimestre de 2023.

“É um resultado importante e motivador para o restante do ano. Nestes primeiros meses de 2024 o setor está dobrando o desempenho médio que teve durante todo o ano de 2023 e dessa forma fica o desafio e a expectativa para que estes índices se mantenham até o final”, afirma o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins.

Pela Rumo Logística, concessionária da Malha Sul, foram movimentadas 989 mil toneladas de cargas. Pela Ferrovia Tereza Cristina, foram movimentadas 757 mil toneladas.

A movimentação nos 763 quilômetros de malha ferroviária em operação corresponde a 1,45% da movimentação nacional que foi de 119,6 milhões de toneladas no primeiro trimestre de 2024.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.