Alunos e empresários do setor de tecnologia participam de encontro para troca de experiências
Foto: Reprodução UNITV

Alunos do curso de Formação de Desenvolvedores Para Tecnologia de Informação na Região Sul de Santa Catarina (Dev TI Sul), promovido pela Fundação Unisul, em Tubarão, tiveram um encontro com empresários do setor para conhecer mais sobre o mercado de tecnologia e inovação na região da Amurel. O evento foi realizado na manhã deste sábado (19), no auditório da Associação Empresarial de Tubarão (ACIT).

O curso teve mais de 200 alunos inicialmente, sendo que 72 deles estão concluindo a formação. O objetivo é preparar jovens e adultos para serem profissionais desenvolvedores de sites e sistemas. As aulas iniciaram em março e ocorrem de forma hibrida até dezembro. O programa é inteiramente gratuito.

O programa de qualificação ofertado pela Fundação Unisul venceu o edital da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e tem o apoio da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate).

Gean Carlos Fermino, controller da Fundação Unisul, destaca que o propósito do curso é justamente qualificar mão de obra para um setor que vem crescendo cada vez mais na região. “Como a tecnologia está em tudo em nossas vidas, o setor está sempre buscando novas oportunidades. E no contraponto, a gente não tem jovens e profissionais para ocupar toda essa cadeia profissional. Então, esse é um dos principais movimentos que a Fundação Unisul vem desenvolvendo para oportunizar mão de obra com formação teórica, técnica e prática”, afirma.

Com uma formação profissional em menos de um ano, em uma área de constante absorção de mão de obra, o curso proporciona que os interessados ingressem no setor de tecnologia e inovação e possam se encontrar profissionalmente.

“O objetivo do curso aqui para região é suprir uma demanda de mão de obra que temos. As empresas muitas vezes ficam estagnadas por não ter profissionais suficientes com qualificação adequada para poder atender mais clientes e crescer no mercado. Os alunos também têm um benefício muito claro porque muitas vezes é um aluno de Ensino Médio que está procurando ter uma primeira experiência de curso de formação. Mutas vezes ele não quer, neste momento, seguir para uma faculdade, uma coisa mais robusta. Então, ele tem a oportunidade de estar praticando, tendo a experiência no desenvolvimento de tecnologia. Para ambos é um processo bastante interessante”, pontua Jonas Schneider, coordenador do curso.

Seis empresários do setor de tecnologia e inovação na região participaram do encontro e dividiram suas experiências com os alunos, bem como, apresentaram dicas e orientações sobre a área. Além deles, também participaram representantes da Acate e da AmurelTec.

“A conexão com esses empresários é justamente apresentar para os empresários esses futuros profissionais e apresentar para os alunos os futuros locais de emprego e de oportunidades. E assim, a gente cumpre a finalidade institucional da Fundação Unisul que é fazer o desenvolvimento regional”, ressalta Gean.