A Defesa Civil de Tubarão, com apoio do 8º Batalhão de Bombeiros Militar, realizou nesta quarta-feira (20), um simulado de desastres naturais na Escola EEB João Teixeira Nunes, no bairro Morrotes. A ação faz parte da campanha Defesa Civil na Escola.
O objetivo do simulado é ensinar os estudantes a agir durante algum tipo de desastre. Na escola, a simulação escolhida foi de um vendaval.
“Nós simulamos o que deveria ser feito por parte dos professores e da diretoria, como eles deveriam agir diante de uma situação como essa. Foi orientado a como agir desde o momento em que eles começam a ser atingidos, até o momento em que seguramente as crianças poderiam ser retiradas de dentro da escola”, explica o Sargento do Corpo de Bombeiros Militar, Edimar Feliciano.
Durante a simulação, o prédio da escola foi avaliado pela Defesa Civil, para poder mostrar aos estudantes o local onde eles devem ficar quando uma situação como essa ocorrer.
O auxiliar de coordenação da Defesa Civil, Sargento Castro, explica que a ideia é implantar a ação em todas as escolas estaduais do estado. “Queremos implantar isso nas escolas para que os alunos tenham consciência de como proceder não só na escola, mas também levar isso para casa, para ensinar também os pais”, afirma.
A escola estadual foi a escolhida para ser a primeira a fazer parte do projeto.
“Nós começamos com essa escola, mas a intenção é de que no ano que vem a gente possa implantar nas outras 38 escolas da nossa regional, pois entendemos que esse trabalho é muito importante”, diz a coordenadora regional de educação, Maricelma Simiano Jung.