Colégio Dehon aprova mais de 60 estudantes no curso de Medicina nos Vestibulares de Verão
Foto: Divulgação

Para comemorar os 75 anos de Fundação, em 2022, o Colégio Dehon, de Tubarão, festeja a aprovação de 61 estudantes do Terceirão e do Pré-vestibular somente nos cursos de Medicina da Unisul e da Universidade Católica de Pelotas. Além dos calouros de Medicina, a escola comemora ainda a aprovação de mais de 60 estudantes em cursos de Direito, Odontologia, Engenharias, entre outras graduações.

O Dehon está com matrículas abertas. O Colégio tem atualmente mais de 1.800 alunos nos três níveis de ensino, que vão desde as séries iniciais da Educação Infantil (crianças a partir de 1 ano de idade), divididas em turnos ou em tempo integral, passando pelas séries do Ensino Fundamental I e II e o Ensino Médio.

Mantido pela Fundação Unisul (a Fundação mudará de nome, para Fundação InoversaSul) o Colégio tem recebido atenção dos dirigentes com a implantação e aquisição de novas ferramentas, sistemas e equipamentos, como é o caso da Sala Tech. A sala é dotada de computadores – netbooks, que podem ser deslocados a outros ambientes de aprendizagem -, lousa digital, impressora 3D, óculos de realidade virtual, cadeiras e carteiras que permitem gerar uma nova disposição além das fileiras das salas de aulas tradicionais e arquibancadas, a partir de onde os estudantes passam a ter mais liberdade no uso dos equipamentos e atenção às aulas.

“A Sala Tech coloca a tecnologia à disposição dos professores. Isso gera uma infinidade de opções para apresentação e discussão dos conteúdos”, informa o professor José Antônio Matiolla, diretor Geral do Colégio Dehon.

A sala, implantada a partir de um investimento de mais de R$ 600 mil, é case apresentado pelo Google For Education em seminários, palestras e encontros no Brasil e no exterior.  Todos os computadores do ambiente educacional extremamente moderno utilizados pelos estudantes estão ligados a duas TVs Touch Screen, que funcionam como um quadro digital, a partir de onde é possível debater respostas, integrar estudos e melhorar a compreensão de temas das disciplinas curriculares obrigatórias ou opcionais.

“É mais fácil para o professor apresentar uma estrutura de elementos químicos e moléculas em três dimensões do que apenas na forma plana do quadro tradicional de uma sala de aula, e para os estudantes também é mais esclarecedor”, comemora a professora Geruza Umbelina Goulart De Souza, Diretora Adjunta do Colégio Dehon.

Para o ex-reitor da Unisul, conselheiro do Conselho Estadual de Educação e atual presidente da Fundação Unisul, professor Sebastião Salésio Herdt, “a reestruturação e reorganização do Colégio Dehon coloca a instituição de ensino na vanguarda regional e do Estado. É a tecnologia a serviço da Pedagogia”, ensina.

O presidente informa ainda que “este projeto de modernização da escola e de suas práticas impõe o treinamento e qualificação contínua dos professores, um dos agentes da transformação das pessoas por meio da Educação”.