Moradora de Morro da Fumaça, a estudante de Medicina Gabriela Guglielmi, da Universidade do Sul de Santa Catarina (UniSul) de Tubarão, participou de uma experiência única e enriquecedora: a Missão África, projeto promovido pela Inspirali. Entre 24 de janeiro a 7 de fevereiro, os missionários visitaram e receberam pessoas de 10 diferentes vilarejos das cidades de Adjarra e Ganvie, em Benin.
A Missão África não se limita apenas à assistência médica. O projeto visa promover o intercâmbio cultural e o aprendizado mútuo entre os participantes, enriquecendo a formação dos futuros profissionais de saúde com uma perspectiva global e intercultural.
Em Benin, a mortalidade infantil se aproxima de 50% no primeiro ano de vida e a expectativa de vida é em média 53 anos. Consultórios improvisados foram feitos sob a sombra de árvores e os atendimentos realizados em blocos de tijolo. Os estudantes aprenderam muito sobre a cultura local e suas diferenças.
“Eu costumo dizer que as crianças em Benin era nosso combustível diário. As crianças foram um presente que a gente tinha todos os dias. A gente atendia todo dia em uma comunidade diferente, e em toda comunidade tinham crianças para nos receber. A energia das crianças, o carinho, o amor, o toque, elas queriam abraçar a gente e brincar. Sempre no final de cada atendimento, a gente sempre tentava brincar, conversar, dançar com eles. Eu digo que as crianças foram uma das melhores partes que a gente viveu lá”, comenta Gabriela em entrevista ao Show do Rádio da Rádio Tubá.
A Missão África também proporcionou grandes parcerias e articulações. A Inspirali realizou diversas conversas com a Universidade em Cotonou para tratar de um MOU (memorando de entendimento) no campo da cooperação técnica e intercâmbio de estudantes e professores, que deve acontecer nos próximos anos.
Além disso, em reuniões com representantes do Ministério da Saúde, foram plantadas algumas sementes para futuras ações como o envio de vacinas, que lá é muito raro, reformulação do hospital local para comportar cirurgias e novas edições da Missão.
Missão Amazônica – Esta não é a primeira vez que Gabriela se envolve em iniciativas de cunho humanitário. A estudante já havia participado da Missão Amazônica, também organizada pela Inspirali, onde desempenhou um papel crucial levando assistência médica e promovendo a saúde em comunidades ribeirinhas dos municípios de Santarém, Belterra e Aveiro, às margens do majestoso Rio Tapajós, principal afluente do Rio Amazonas. “Duas semanas depois que cheguei da Amazônia, entraram em contato conosco para apresentar a oportunidade da Missão África. Foi uma decisão rápida, mas a preparação intensiva de quatro meses, incluindo o aprendizado da cultura e da língua nativa do país, o francês, estou confiante nos resultados que o intercâmbio vai promover na vida das pessoas, muito empolgada com essa nova experiência”, relata Gabriela.
Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.