Após mais de um ano de revitalização, o antigo colégio Visconde de Mauá, no bairro Oficinas, em Tubarão, está com a parte estrutural pronta. A partir de fevereiro do próximo ano, o local passa a abrigar o Centro de Educação Infantil (CEI) Theresa da Silva Rosendo. Quando estiver funcionando, a unidade poderá atender até 230 crianças em tempo integral.
A nova estrutura conta com 13 salas de atendimento pra crianças de zero a cinco anos de idade, oito salas de administração, dez banheiros, três pátios temáticos, cozinhas e refeitório. Faltam alguns equipamentos para o local ficar totalmente pronto, como a aquisição de mobiliário, parque infantil e climatizadores.
“Tudo isso vai ser adquirido durante o mês de janeiro para que, no início de fevereiro, quando as aulas regulares começarem no município, essa escola também entre em funcionamento juntamente com as demais escolas”, explica diretor-presidente da Fundação Municipal de Educação, Maurício da Silva.
As matrículas na unidade respeitarão a lista de espera e a proximidade da residência ou trabalho dos pais. Os alunos receberão cinco refeições diárias, com itens, inclusive, da agricultura familiar.
“Essas refeições são preparadas pelas nossas nutricionistas do departamento de alimentação escolar e a merenda é adquirida dos produtores locais, que é uma conquista do município de Tubarão junto ao Tribunal de Contas”, ressalta Maurício
As novas instalações foram apresentadas nesta terça-feira (16) aos profissionais da imprensa. A parte estrutural da obra começou em maio de 2020. Cerca de R$ 2 milhões foram investidos na revitalização. O colégio Visconde de Mauá foi inaugurado em 1943. O lugar foi fechado pelo Governo do Estado em 2015 por falta de alunos. Depois, o prédio foi repassado para a prefeitura de Tubarão, que adaptou o espaço para ser um CEI.
“Era uma preocupação e um compromisso nosso com Oficinas. Isso aqui nos foi cedido ainda no governo Raimundo Colombo. O prédio estava aqui a disposição do município. A gente estabeleceu aqui um novo conceito, uma revitalização completa dele, aproveitando a estrutura que tem mais de 80 anos, mas ele foi muito bem construído. Então fizemos essa reforma mantendo as estruturas antigas que fazem parte da história de oficina”, conta o prefeito Joares Ponticelli (PP).
Aliar a preservação do prédio histórico com a modernização de uma estrutura voltada para o público infantil foi uma preocupação para a realização da obra.
“Qual a família que não tem alguém que passou por aqui ao longo desses 80 anos de história? E agora nessa nova roupagem, nesse novo conceito, nesse colorido, nessa nova estrutura, vai atender diariamente 230 em período integral aqui no coração da Zofa, se constituindo na escola de educação infantil mais bonita de Santa Catarina. Eu não conheço nenhuma escola com esse padrão e estou muito feliz por estarmos entregando esse presente para Oficinas, que tanto tem a ver com a sua história”, finaliza o prefeito.