Presidente da Ânima Educação visita Tubarão e reforça parceria com a comunidade
Foto: Reprodução UNITV

O presidente da Ânima Educação, Marcelo Bueno, esteve em Tubarão na manhã nesta quarta-feira (9) e ressaltou a importância da parceria entre iniciativa privada, poder público e universidade no desenvolvimento da região. O grupo educacional assumiu a Unisul, uma das maiores instituições de ensino superior de Santa Catarina.

O encontro aconteceu na sede da Associação Empresarial de Tubarão (Acit). O presidente da entidade, Gean Carlo de Bom da Silva; o prefeito Joares Ponticelli (PP); e o presidente da Fundação Unisul, Sebastião Salésio Herdt, recepcionaram Marcelo.

No encontro, foi apresentado um plano de ações da Ânima/Unisul para ampliar a conexão com a comunidade, através de projetos de extensão. Estão previstas iniciativas voltadas à formação e contratação de mão de obra em tecnologia, para atender uma grande demanda de mercado, programa de inovação em Saúde, montagem de centro de pesquisa clínica, formação de lideranças sociais dentro da comunidade, presença efetiva do Instituto Ânima na Unisul, entre outras.

“A Unisul agora faz parte de um ecossistema presente em mais de 75% do território nacional, com as principais marcas de educação superior de qualidade do Brasil. Ou seja, ela faz parte desse contexto e ela também leva para esse ecossistema o que ela tem de melhor. Uma instituição que é referência, que formou centena de milhares de pessoas e que vem entregando educação de qualidade e que tem muito o que levar para o ecossistema. A gente tem muito o que aprender com a Unisul, muita honra de continuar essa história e também poder trazer para a região o que temos de melhor”, destacou Marcelo.

O encontro também foi uma oportunidade para aproximar o setor empresarial de Tubarão com o grupo educacional. “Dentro da Acit é onde nasce os problemas da nossa região, onde a gente precisa buscar, onde a gente precisa desenvolver, onde a gente pode levar demandar para a própria Unisul para que eles criem novos cursos específicos para que a região continue crescendo. Então, quanto mais a universidade se aproximar da Acit, todos ganham. Não tenho dúvidas disso”, ressaltou Gean.

O presidente da entidade também afirmou que os empresários, assim como os Núcleos Empresariais que se reúnem na ACIT, entre outros fóruns de discussão, estão à disposição para agregar aos projetos da universidade e do governo municipal.

Ponticelli, que também é presidente do Conselho Curador da Fundação Unisul, falou sobre o processo de aquisição da Unisul pela Ânima e afirmou que a transição mantém a relevância do papel da Unisul na cidade. “Nos dão cada vez mais convicção de que esse foi o melhor encaminhamento a gente fez no sentido de criar uma nova perspectiva para a nossa universidade, de trazer novos investimentos para a nossa cidade e para a região. Isso nos dá a convicção de que, nos próximos 50 anos, no mínimo, assim como nos 50 já passados, a Unisul continuará cumprindo com a sua história de desenvolver a nossa cidade e a nossa região”, projetou.

Para o professor Salésio, esta aproximação e alinhamento entre as instituições é fundamental. “A vinda do Marcelo, nessa integração com a Acit, estabelece uma ponte de mais responsabilidades em que o ecossistema Ânima pode implementar e vai implementar através daquilo que é essencial para a região: a educação”, frisou.

Foto: Reprodução UNITV

Durante a tarde, o presidente da Ânima Educação visitou Criciúma, onde a Unisul abriu um novo campus. As aulas na unidade iniciam este ano. No prédio de 3 mil metros quadrados, os estudantes e educadores poderão contar com espaços de aprendizagem e metodologia de ensino de última geração.

O novo campus terá dois pavimentos com salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório com rampa para acessibilidade, e banheiros adaptados para quem possui dificuldade de locomoção. O prédio está localizado na avenida Estevão Emílio de Souza, no Bairro Ceará.