Segunda fase da Olímpiada Brasileira de Matemática acontece neste sábado (07) em Capivari de Baixo
Foto: Prefeitura de Capivari de Baixo

Descobrir jovens com talento matemático excepcional é o principal objetivo da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Neste sábado (07) a Escola Municipal de Educação Básica Dom Anselmo Pietrulla, de Capivari de Baixo, receberá a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Esta é a etapa subsequente à primeira fase, que é composta por uma prova de múltipla escolha, e aconteceu em cada escola.

Na segunda fase, os estudantes que se destacaram na primeira fase são convidados a fazer uma prova discursiva, mais complexa, que geralmente envolve problemas matemáticos desafiadores. Essa fase visa identificar os estudantes com um alto nível de habilidades matemáticas e prepará-los para competições matemáticas mais avançadas. A Olimpíada está marcada para as 14h30.

A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) é uma competição para os estudantes dos Ensinos Fundamental (a partir do 6ª ano), Médio e Universitário das instituições públicas e privadas de todo o Brasil.

Condições climáticas

Apesar das previsões de que haverá um grande volume de chuva nas próximas 48 horas, pelo menos, com prognósticos de alagamentos e outros problemas decorrentes, a coordenação estadual da Olimpíada emitiu um comunicado aos responsáveis municipais pela OBMEP assegurando que a Olímpiada está mantida e orientando como proceder.

Confira o comunicado abaixo.

“Alguns coordenadores nos procuraram pedindo orientações sobre a questão das chuvas e possibilidade de enchentes em SC. Diante disto, buscamos orientações da Central da Obmep.

De acordo com a Central, a prova será mantida em horário igual e nas mesmas condições nas quais todos já estão organizados. Os coordenadores e fiscais devem fazer o possível para garantir a aplicação da prova, tal qual fora informado no momento da efetivação dos seus cadastros.

Mesmo com os alertas da Defesa Civil, não há certeza sobre a real situação das escolas e municípios no dia da prova. Dito isso, precisamos que vocês acompanhem a situação e nos mantenham informados até lá.

Reiteramos que a prova é de cunho nacional e não há margens para alterar dia e horário da aplicação. Ainda, alterar locais de prova em muitas regiões, em massa, é custoso e envolve a reorganização de diversos centros de aplicação e de pessoal para a aplicação da prova.

De toda a forma, nossa equipe estará de plantão no dia e disponível para auxiliá-los no que for necessário. Contamos com vocês para nos informarem as condições dos centros de aplicação e da realização da prova no dia, buscando também soluções viáveis para a região — tendo em vista que não temos conhecimento das características de todas as cidades e centros de ensino existentes.”

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.