Estudante de Tubarão é finalista em festival nacional de matemática
Foto: Divulgação

Apaixonado pelas ciências exatas, o estudante Lucas da Rosa da Silva, de 16 anos, é um dos 10 finalistas do VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, evento nacional que promove o ensino da matemática através de vídeos educativos. Ele é aluno da Escola S de Tubarão.

A ideia é compartilhar e socializar conhecimentos e experiências sobre o uso e a produção de vídeos digitais, em Educação Matemática, com interações entre professores, alunos e tecnologias, e desses com toda a sociedade

Lucas, que está no 3º ano, participa na categoria Ensino Médio com o vídeo ‘Introdução à 4ª Dimensão’. “Considero o fato de eu estar entre os finalistas algo incrível. É muito gratificante ver meu trabalho sendo reconhecido por diferentes pessoas, sou grato por toda a repercussão gerada pelo vídeo e por todos que me auxiliaram nessa jornada”, diz.

Lucas explica que tem bastante afinidade com matemática e também gosta de ensinar. “Considero o compartilhamento de conhecimento algo honroso. A matemática faz parte da minha vida, acho fascinante como nós, humanos, somos capazes de atribuir valores às coisas e encontrar relações entre elas. Além disso, a alta tecnologia que temos hoje só foi possível graças à muitos estudos e pesquisas na área da matemática ao longo da humanidade”, completa Lucas.

O finalista conta que o convite e o incentivo para participar do festival representando a Escola S de Tubarão foi feito pela professora Patrícia da Luz Caetano. “Sou especialmente grato a ela, que me apoiou neste desafio, ainda mais sendo o tema em questão ‘matemática’, aceitei sem hesitar”.

Para ajudá-lo a conquistar o primeiro lugar, basta acessar o vídeo, publicado na plataforma YouTube e, em seguida, “clicar no Gostei”.

“Gostaria de pedir que também assistam ao vídeo, pois gravei este vídeo com o intuito de compartilhar meu conhecimento com todos”, fala ele emocionado.

O evento é organizado pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), com o apoio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).