Prefeitos dos municípios da Amurel, secretários e profissionais de educação estão reunidos nesta terça-feira (23), no Espaço Integrado de Artes da UniSul, participando da Conae Regional.
A Conferência Nacional de Educação permite à sociedade participar do desenvolvimento da educação nacional. No evento, são discutidos os principais temas da educação, da creche à pós-graduação, e os desafios que são enfrentados.
“É um evento democrático, onde toda a sociedade, junto com os órgãos de educação, tem a oportunidade de fazer a diferença. Como estamos vindo de um ano pandêmico, estamos priorizando a saúde e segurança dos nossos alunos, mas já estamos planejando os próximos quatro anos, juntamente com nosso plano decenal”, explica a coordenadora do Colegiado de Educação da Amurel, Joana Lessa.
Antes da etapa regional, cada município realizou uma conferência para elencar as principais demandas. Cada um deles elegeu sete delegados, num somatório de 126, que estão participando da reunião desta terça-feira.
Durante o encontro, os participantes estudam o Documento Referência e as alterações propostas pelos municípios. Depois, as alterações são colocadas em votação dos delegados para o encaminhamento de um documento único à etapa estadual.
“Nós vamos aqui retirar as propostas que depois irão para a Conferência Estadual, e dela, para a Conferência Nacional. É um processo de construção, de dizer a educação que queremos, especialmente nesse momento final de pandemia, onde a educação teve grandes prejuízos. Nada melhor do que esse espaço democrático para podermos discutir o futuro da educação no nosso município, estado e país”, finaliza o prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli.