Uso de máscaras deixa de ser obrigatório para crianças com menos de 12 anos em Santa Catarina
Foto: Ricardo Wolffenbüttel / SecomSC

Uso de máscaras não é mais obrigatório para crianças de 6 a 12 anos nas escolas ou outros locais de Santa Catarina. O governo do Estado publicou na noite desta quarta-feira (2), no Diário Oficial, um decreto desobrigando a utilização da proteção individual, que ficará de livre escolha de cada família e estudante. A medida já está valendo.

O texto dispensa ainda o uso de máscaras no caso de pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, conforme declaração médica.

O documento mantém a recomendação do uso em ambientes públicos e privados. Mas a decisão de utilizar ou não, caberá aos pais também nessas situações.

O uso de máscaras em espaços públicos e privados fechados, incluindo no transporte público coletivo, e em espaços abertos onde não seja possível manter o distanciamento, fica dispensado para crianças até 12 anos de idade, assim como no caso de pessoas impossibilitadas de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial.

Aumento de casos em crianças

A decisão de desobrigar o uso de máscaras em crianças ocorre em meio ao aumento o número de casos confirmados de covid-19 em menores de 12 anos. Segundo um levantamento realizado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), em janeiro e fevereiro de 2022 foram confirmados 21.357 casos de covid-19 em crianças.

Já nos meses de novembro e dezembro de 2021 foram registrados 1.631 casos na mesma faixa etária. Isso representa um aumento de 1.209% nos casos confirmados da doença em menores de 12 anos. O maior número de casos em crianças desde o início da pandemia.

Em relação aos casos graves – que necessitam de hospitalização – o aumento registrado foi de 588% em um comparativo entre os meses de janeiro e fevereiro de 2022 (275 internações), com os meses de novembro e dezembro de 2021 (40 internações).

Em novembro e dezembro de 2021, 3 crianças foram internadas em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrico em Santa Catarina. No entanto, nos dois primeiros meses de 2022, esse número saltou para 46, o que representa um aumento de 1.433% no total de internações. somente nos dois primeiros meses de 2022, já foram registrados 5 óbitos de crianças menores de 12 anos por Covid-19 no Estado.

Vacinação

A vacinação de crianças de 5 a 11 anos, 11 meses e 29 dias teve início em 18 de janeiro. As doses estão disponíveis nos postos de saúde dos municípios.

Atualmente estão disponíveis no Brasil duas vacinas contra a covid-19 para crianças e adolescentes: a vacina da Pfizer, disponível para uso na faixa etária de 5 a 11 anos (pediátrica) e 12 anos ou mais (adulto), no esquema de 2 doses com intervalo de 8 semanas entre elas; e a vacina Coronavac, para crianças e adolescentes com 6 anos ou mais de idade que não tenham imunossupressão, em regime de 2 doses, com intervalo de 28 dias entre elas.

“Pedimos que os pais e responsáveis fiquem atentos aos locais e datas de vacinação indicados pelos municípios e levem as crianças para vacinar. A vacina é a principal medida de prevenção contra a Covid-19 também para as crianças, sendo segura e eficaz”, ressalta diretor da DIVE, João Augusto Brancher Fuck