Imbituba recebe competição nacional de surf após 12 anos
Foto: Israel Costa/PMI

A 4ª etapa da Taça Brasil de surfe profissional, o CBSurf Pro, começou nesta quinta-feira (15), em Imbituba. A competição nacional está sendo realizada na Praia da Vila e segue até domingo (18). São 176 surfistas (144 homens e 32 mulheres) de 12 estados brasileiros participando da disputa. O CBSurf Pro dará R$ 100 mil de premiação aos campeões.

No primeiro dia de competição, o destaque foi Raoni Monteiro, um dos grandes nomes do surfe brasileiro, que avançou à segunda fase do evento. O surfista de Imbituba, Moa Soares, também se classificou para a próxima fase. O atleta local fez 5.20, faltando cinquenta segundos para o término da bateria, e pulou de quarto para o segundo lugar.

Outros grandes nomes do surfe nacional estão entre os atletas inscritos no CBSurf Imbituba. Entre eles, Mateus Herdy, Tânio Barreto, Ian Gouveia e Marco Polo. A maioria das inscrições no evento é de Santa Catarina. Dos mais de 170 atletas, 41 são catarinenses.

Imbituba não entrava para a lista das competições nacionais de ponta há 12 anos. A última vez aconteceu em 2011, quando o município sediou uma etapa do Circuito Mundial (Qualifying Series). Na época, a competição foi vencida por Gabriel Medina.

CBSurf Pro

Os 50 primeiros colocados e os 16 melhores posicionados no ranking da divisão principal da CBSurf em 2022 disputarão o primeiro Dream Tour em 2023. Além disso, 62 homens e 31 mulheres formarão a nova elite do surfe nacional.

O CBSurf Imbituba Pro é uma parceria da Prefeitura de Imbituba com a Federação Catarinense de Surf (FECASURF), VCplay, Associação de Surf de Imbituba (ASI), com homologação da Confederação Brasileira de Surf (CBSurf).

Imbituba recebe competição nacional de surf após 12 anos (2)
Foto: Israel Costa/PMI

Competição estadual

No mesmo evento, a Federação Catarinense de Surf (Fecasurf) fará a penúltima etapa do estadual profissional, fechando uma série de quatro eventos (um realizado no Paraná e três em Santa Catarina).

Nessa disputa pelo título catarinense masculino, a vantagem está com José Francisco, o Fininho, que irá defender a liderança do ranking. Ele está, apenas, 80 pontos à frente de Walley Guimarães, jovem surfista da Praia do Rosa.

A competição está sendo transmitida ao vivo pelos sites da Fecasurf e CBSurf.