Laje da Jagua registra maior onda surfada no Brasil, com 14,82 metros
Foto: Douglas Nemes

Jaguaruna volta ao cenário do surf mundial com um feito histórico. A Laje da Jagua registrou, no último dia 30 de julho, uma onda de impressionantes 14,82 metros de altura, surfada pelo campeão mundial Lucas Chumbo. A confirmação do novo recorde foi feita nesta quinta-feira (14) pelo oceanógrafo Douglas Nemes.

A façanha aconteceu após a passagem de um ciclone extratropical, que potencializou as ondulações no local conhecido como “Nazaré Brasileira”, apelido dado devido à formação rochosa submarina que favorece ondas gigantes.

O antigo recorde, de 13,72 metros, pertencia ao surfista Thiago Jacaré. Outros registros marcantes já haviam sido feitos na região, como ondas de 13,42 metros e 13,26 metros.

A medição que confirmou o novo marco foi realizada com o uso de inteligência artificial, capaz de analisar imagens e aplicar cálculos matemáticos para determinar com precisão a distância entre a base e a crista da onda. Desde 2022, Jaguaruna detém oficialmente o título de Capital Nacional da Maior Onda do Brasil.