Durante a partida entre Aimoré x Hercílio Luz pela 1ª rodada da Série D do Campeonato Brasileiro disputada neste domingo (7), o zagueiro Rafael Lima, capitão do Leão do Sul, afirmou ter sido vítima de racismo antes do início do jogo por parte de um torcedor.
A partida aconteceu no estádio Cristo Rei, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. Rafael Lima relatou ao árbitro Murilo Ugolini Klein a ofensa racista. Segundo o jogador, um torcedor não identificado disse a seguinte frase: “Vai entregar o jogo, negão”
Ainda de acordo com a súmula, o zagueiro foi encaminhado pela Brigada Militar do Rio Grande do Sul para realizar um boletim de ocorrência.
Nesta segunda-feira (8), o Hercílio Luz se posicionou em nota oficial, lamentando o ato contra seu atleta, e disse que prestará todo o apoio ao jogador. O Leão do Sul empatou sem gols com o Aimoré.
Confira a nota completa do Hercílio Luz:
O Hercílio Luz FC lamenta que em pleno 2023 temos casos de racismo acontecendo no futebol brasileiro a cada final de semana. Somente neste foram dois, um envolvendo o zagueiro Rafael Lima na partida contra o Aimoré. O Clube se solidariza e presta todo apoio ao atleta.
Lembramos que o Código Penal, artigo 140, § 3º, determina uma pena de 1 a 3 anos de prisão, além de multa, para as injúrias motivadas por “elementos referentes a raça, cor, etnia, religião, origem, ou a condição de pessoa idosa ou portadora de deficiência”. Mas, mais importante que isso, não é admissível que ainda tenhamos manifestações assim na sociedade.
Não fique de fora do que está acontecendo na sua região, entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: https://chat.whatsapp.com/B6LPKKEgjnH6YrsPTHJqAC