Dez escolas da região serão beneficiadas pelo programa Escolas + Verdes, iniciativa que tem como objetivo promover a sustentabilidade nas instituições de ensino brasileiras. Em cada uma delas, será instalado um biodigestor. Os municípios contemplados foram Armazém, Capivari de Baixo, Sangão e Tubarão
O projeto tem como propósito desenvolver atividades nas escolas municipais, com o objetivo de coletar resíduos orgânicos do refeitório para produção de biogás e biofertilizante para reutilização na horta escolar.
A iniciativa é conduzida pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios da Amurel (CIM/Amurel) por meio de uma um convênio firmado com o Ministério do Meio Ambiente (MMA). O edital era voltado apenas para consórcios públicos. O valor do convênio é de R$ 154,5 mil, com contrapartida de aproximadamente R$ 10 mil do CIM/Amurel.
A próxima fase será o lançamento da licitação para compra dos equipamentos (biodigestor e demais peças necessárias), instalação dos biodigestores e treinamento das pessoas nas escolas.
Na última segunda-feira (20), representantes dos quatro municípios contemplados fizeram uma visita à EMEB Cleto da Silva, em Tubarão, onde há um biodigestor instalado semelhante ao que será implementado pelo programa Escolas + Verdes. A intenção foi conhecer detalhes do funcionamento do biodigestor, manuseio e cuidados. A escola já está produzindo biogás e usando na cozinha diariamente bem como o biofertilizante, que é usado na horta e jardim.
Escolas contempladas
Armazém
- Escola Reunida Lauro Locks – Centro
Capivari de Baixo
- EMEB Vitorio Marcon – Ilhotinha
- EMEB Stanislau Gaidzinski Filho – Centro
- EMEB Pequeno Polegar – Vila Flor
Sangão
- Escola Municipal João Manoel de Souza – Campo do Sangão
Tubarão
- EMEB João Hilário de Mello – Sertão dos Correas
- EMEB João Paulo I – Humaitá de Cima
- EMEB Manoel Rufino Francisco – Passagem
- EMEB Professora Maria Emília Rocha – Recife
- EMEB São Martinho – São Martinho