Bombeiros Militar de SC atuam em resgates de famílias e de animais em Canoas e Cruzeiro do Sul
Foto: Soldado Murilo Damian Medeiros/CBMSC

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) segue no Rio Grande do Sul com atuação em resgate de famílias e animais ilhados em Canoas e em resgatese de vítimas que estejam em áreas deslizadas na região de Cruzeiro do Sul. O CBMSC conta com a presença de 42 bombeiros militares e cinco cães de busca no estado gaúcho. Além disso, 14 viaturas, 12 embarcações, oito motores de popa, drones e equipamentos de Resgate em Inundações e Enxurradas (BRIE).

As equipes estão divididas em duas frentes:

  • Resgate de famílias e animais que estejam ilhados em Canoas. O planejamento desses resgates foi realizado após um mapeamento das áreas – com uso de drone do CBMSC e sobrevoo com aeronave da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC);
  • Busca e resgate de vítimas que estejam em áreas deslizadas na região de Cruzeiro do Sul. Nessas ações, o CBMSC está operando com o apoio aéreo da PCSC, por conta da falta de acesso aos locais de busca.

A equipe que está em Canoas atua no resgate de pessoas, animais e em ações de ajuda humanitária. Nas áreas deslizadas, uma vítima em óbito foi encontrada em Cruzeiro do Sul, por um dos binômios do CBMSC – dupla formada por bombeiro militar e cão de busca.

Desde que as primeiras equipes foram enviadas ao Rio Grande do Sul, em 1º maio, o CBMSC resgatou 2.988 pessoas, 519 animais e encontrou 18 vítimas em óbito. Nos dois primeiros contingentes, foram empenhados 81 bombeiros militares, 28 embarcações, quatro cães de busca, 22 viaturas, drones, caminhões e retroescavadeiras. As buscas seguem diuturnamente.

Ações do Governo Federal anunciadas nesta quarta-feira (15)

  • Transferência de R$ 5.100 para famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul.
  • Novo saque do FGTS foi liberado no valor de até R$ 6.220.
  • Antecipação do Bolsa Família e inclusão de mais famílias no programa.
  • Calendário de pagamento do abono salarial foi antecipado.
  • A restituição do IR será antecipada para os gaúchos.
  • Beneficiários do Minha Casa Minha Vida não precisarão pagar dívida de financiamento por seis meses.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.