Operação Verão: Corpo de Bombeiros realiza quase 600 salvamentos em uma semana
Foto: Divulgação/CBMSC

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) intensificou a atuação nesta temporada de verão e registrou 596 salvamentos por afogamento entre os dias 24 e 30 de dezembro de 2024. A grande movimentação de banhistas, tanto locais quanto turistas, resultou em um alto número de ocorrências, refletindo o aumento do fluxo de pessoas no estado, que recebeu cerca de 3,1 milhões de visitantes nesta temporada.

Atualmente, o CBMSC conta com quase dois mil guarda-vidas distribuídos em 33 municípios, cobrindo 156 praias e balneários ao longo de 560 km de litoral. A operação conta com 470 bombeiros em ação diária no litoral, além do reforço de 96 bombeiros vindos do interior do estado. Estruturas como ambulâncias auto-socorro de urgência (ASU) estão estrategicamente posicionadas em locais de grande demanda, como a Praia dos Ingleses, em Florianópolis, e Balneário Camboriú. A operação de alta temporada segue até o dia 9 de março de 2025.

Prevenção e tecnologia a serviço da segurança

Prevenir afogamentos é uma prioridade para o CBMSC, que realiza ações educativas como o Programa Golfinho. Voltado para crianças, o programa ensina noções de segurança aquática e é promovido tanto nas praias durante a temporada quanto em escolas e comunidades do interior ao longo do ano.

Para aumentar a inclusão, cadeiras anfíbias estão disponíveis em várias praias catarinenses, permitindo que pessoas com mobilidade reduzida também possam aproveitar o litoral com segurança. Além disso, o aplicativo CBMSC Cidadão oferece informações sobre a segurança das praias, incluindo a classificação de risco de afogamento com bandeiras de sinalização:

  • Verde: Baixo risco de afogamento.
  • Amarela: Médio risco de afogamento.
  • Vermelha: Alto risco de afogamento. É aconselhável evitar essas áreas.
  • Preta: Posto desativado.
  • Roxa: Presença de águas-vivas.

O CBMSC reforça a importância de respeitar as sinalizações e evitar comportamentos de risco, como se aproximar de costões para tirar fotos.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.