Uma cena durante a estreia do espetáculo “Tomada de Laguna”, na noite desta quarta-feira (21), chamou a atenção dos espectadores e repercutiu nas redes sociais. Na apresentação da peça, um soldado aparece sendo laçado no pescoço e arrastado pelo chão por alguns metros.
O Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), responsável pela organização do espetáculo, divulgou uma nota em que afirma que tudo foi ensaiado e calculado.
“A cena que ocorreu na primeira noite da Tomada era uma das encenações que ensaiamos para dinamizar o espetáculo. Reiteramos que tudo é sempre calculado, mas eventualmente pode sair melhor que o que estava previsto”, diz o comunicado.
Os organizadores também ressaltaram que o figurante Fábio Pires, que interpretou o soldado imperial que aparece no vídeo sendo laçado, passa bem e permaneceu na arena até o encerramento e, após isso, tirou fotos com espectadores. Ele também gravou um vídeo em que reforça que tudo ocorreu como planejado.
“A gente ensaiou vários dias, tudo programado para acontecer um fato assim. Uma guerra não é tocar flores um no outro, uma guerra tem que ser uma batalha travada. Então, para que as pessoas não fiquem preocupadas, estou bem”, afirmou.
Cerca de 1.800 espectadores acompanharam a primeira noite do espetáculo Tomada de Laguna no Centro Histórico da cidade. O evento marcou o retorno da tradicional peça teatral ao ar livre após um hiato de 18 anos. As apresentações seguem até sábado (24), mas os ingressos já estão esgotados.
Íntegra da nota do CulturAnita
O Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) informa que a Tomada de Laguna, espetáculo que voltamos a apresentar em 2022, tem como objetivo contar a história da Proclamação da República Catarinense e do início do romance de Giuseppe e Anita através de efeitos sonoros, pirotécnicos, cenográficos e atos arduamente coreografados.
A cena que ocorreu na primeira noite da Tomada era uma das encenações que ensaiamos para dinamizar o espetáculo. Reiteramos que tudo é sempre calculado, mas eventualmente pode sair melhor que o que estava previsto.
Por isso, aproveitamos para esclarecer que o figurante Fábio Pires, soldado imperial que aparece no vídeo sendo lançado, passa bem e inclusive permaneceu na arena até o encerramento, e após isto, tirou fotos com espectadores.
O CulturAnita lamenta que algumas informações desencontradas tenham sido lançadas, sem checagem ou confirmação. Todo o espetáculo tem serviço de saúde de suporte e houve um acionamento da equipe do Corpo de Bombeiros Militar para atendimento de uma espectadora.
E aproveitamos para lembrar que o espetáculo segue até o dia 24 com mais cenas de tirar o fôlego e efeitos para impressionar o público — tudo dentro do roteiro.