Chuvas causam alagamentos, queda de pontes e deslizamentos em cidades da região; FOTOS E VÍDEOS
Fotos: Reprodução

As fortes chuvas que caíram na região na tarde e noite desta terça-feira (9), e que ainda persistem de maneira moderada, causaram uma série de estragos e alagamentos em alguns municípios da região. Houve registros de ruas, lojas e casas alagadas; quedas de barreiras e pontes; deslizamentos e famílias desalojadas.

Jaguaruna foi a cidade mais atingida. Durante a tarde desta terça, o alto volume de chuva em poucas horas alagou as ruas da região central. A água chegou a entrar em algumas lojas e residências. Também foram registrados alagamentos pontuais nos bairros Morro Azul, Pontão e Sanga Grande Baixa. Diversas ruas ficaram danificadas.

Oito pessoas de três famílias foram desalojadas por precaução. Elas foram para a casa de parentes e amigos. As residências ficam perto a uma encosta que deslizou em uma comunidade próxima a ponte de ferro, no Centro.

De acordo com a Defesa Civil municipal, o rio Sangão, que corta a região central da cidade, subiu 1,62 metros nas últimas 48 horas. Segundo o coordenador Maicon Goulart Laureano, as águas estão escoando bem na manhã desta quarta-feira (10) e não oferecem riscos. As áreas mais baixas ficam inundadas sem atingir pontos de moradias.

Foto: Redes Sociais

As aulas na rede municipal foram canceladas nesta quarta no período matutino. A secretaria de Educação informou que a tarde as aulas voltam ao normal, mas não haverá transporte escolar nas comunidades de Sanga Grande Baixa, Morro Azul, Morro da Cruz e praias do Arroio Corrente e Figueirinha. Na região Sul do município, algumas ruas não serão atendidas devido a impossibilidade de tráfego.

Em Braço do Norte, uma família também precisou deixar a sua residência e foi para uma casa de amigos.

Queda de pontes e barreiras

Em Sangão, uma ponte provisória que da acesso ao bairro Rio São Cristóvão cedeu por causa das chuvas. A estrada foi interditada pela Defesa Civil. No município, também foram registrados alagamentos em alguns bairros. Diversas ruas ficaram danificadas. Equipes da Defesa Civil e secretaria de obras estão fazendo o levantamento dos pontos atingidos.

queda de ponte em sangão
Foto: Defesa Civil de Sangão

Uma equipa da prefeitura abriu um valo na rua Martinho Hilário Cardoso, no bairro Morro Grande, para auxiliar no escoamento da água. Entulhos levados pelas águas da chuva obstruíram a tubulação e o nível do córrego subiu. A estrada foi interditada e não há previsão de liberação.

Foto: Defesa Civil de Sangão

Em Gravatal, as cabeceiras e uma parte de uma ponte de madeira na localidade de São Roque foram levadas pela força das águas na noite desta terça. Um caminhão que atravessava a estrutura ficou preso em meio a correnteza. Ninguém se feriu.

Segundo a Defesa Civil do município, o veículo estava carregado de garrafas de água e pesava cerca de 26 mil quilos. A ponte foi construída em caráter provisório e tinha limite de 6 mil quilos. Pela manhã, o caminhão ainda permanecia no local.

Uma queda de barreira foi registrada na SC-390, rodovia que liga Orleans a Pedras Grandes, na altura do km 447,7. O trecho foi interditado. Não houve feridos e nenhum carro foi atingido. Segundo o Corpo de Bombeiros, o desvio de rota pode ser feito pela margem direita. Equipes trabalham na limpeza do local.

Queda de barreira foi registrada na SC-390, rodovia que liga Orleans a Pedras Grandes
Foto: Corpo de Bombeiros

Deslizamento de pedras atinge casa

O deslizamento de duas pedras atingiu parcialmente uma casa da rua Júlia Antunes da Silvado, no bairro Km 63, em Tubarão. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as rochas atingiram o quarto da residência. Não houve feridos. Os moradores foram orientados e a Defesa Civil municipal foi acionada. Lonas também foram entregues para que a área atingida fosse coberta.

Deslizamento de pedras atinge casa em Tubarão
Foto: Corpo de Bombeiros
Deslizamento de pedras atinge casa em Tubarão
Foto: Corpo de Bombeiros

Ainda em Tubarão, também foram registrados pontos de alagamentos nos bairros Bom Pastor, Santo Antônio de Pádua, Vila Moema, Oficinas, Recife e Centro. Na avenida José Acácio Moreira, uma arvore caiu na pista. Houve um deslizamento próximo a uma residência no bairro São João, e foi solicitado que os moradores deixassem o local.

O Rio Tubarão está, em média, 2,74 metros acima do normal na manhã desta quarta. De acordo com a Defesa Civil, a elevação das águas ainda não apresenta riscos, mas as áreas mais baixas devem redobrar a atenção. A vazão está dentro da normalidade.

Também foram registrados deslizamentos em estradas do interior. No Areado, uma grande rocha ficou sobre a pista e dificultou a passagem de veículos. Já no Sombrio houve um deslizamento de uma encosta que deixou em meia pista. As duas vias já foram desobstruídas. Na Alto Pedrinhas, houve um desmoronamento deixou a via em meia pista. Os reparos serão iniciados assim que as condições climáticas estiverem favoráveis.

estrada geral do areado, em tubarão
Foto: Divulgação PMT

Os Centros de Educação Infantil (CEI) Orlando Francalacci, no Caruru, e Álvaro Braz Fernandes, na Guarda Margem Esquerda, suspenderam as aulas por alagamentos das ruas que levam às unidades e de áreas internas dos estabelecimentos escolares. Na escola Francelino Mendes, no bairro São João Margem Direita, parte do muro nos fundos da instituição caiu, mas não houve necessidade de suspender as aulas.