Tiveram início nesta semana as obras de cravação das estacas da futura ponte da Amizade, entre Tubarão e Capivari de Baixo. Os trabalhos consistem em enterrar profundamente os pilares que darão sustentação a estrutura da travessia.
Já foram realizadas as etapas de topografia com locação, execução do canteiro de obra e agora o início da cravação das estacas. Os trabalhos estão sendo executados pela empresa Traçado Construções e Serviços, de Erechim (RS).
A obra foi contratada pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios da Amurel (CIM-Amurel), com recursos do Governo do Estado. O investimento é de aproximadamente R$ 18,6 milhões.
A ponte, que recebeu o nome de Prefeito Stélio Cascaes Boabaid, terá 200 metros de extensão e 24 metros de largura com pista dupla, ciclovia e passarela. A construção de uma ponte ligando diretamente os dois municípios era aguardada há mais de 35 anos.
A estrutura será construída sobre o rio Tubarão, nas proximidades de onde há a linha férrea, no final da avenida Marcolino Martins Cabral, em Tubarão, e da avenida Paulo Santos Mello, em Capivari de Baixo.
A fiscalização da obra será feita pelos engenheiros da prefeitura de Tubarão. Também será feito um acompanhamento através de imagens aéreas feitas por drone.