A Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) vai realizar obras emergenciais de recuperação ponte da SC-370 na próxima semana. A estrutura, que fica na altura do bairro Travessão, em Braço do Norte, vem apresentando desnível nas últimas semana e teve o tráfego de veículos pesados sobre a travessia proibido.
Inicialmente, serão reforçados pilares e a contenção de gabião. Além disso, será feito o tratamento de fissuras. Paralelamente ao serviço emergencial, técnicos da SIE estudam a solução definitiva para o problema.
O objetivo neste momento é garantir a liberação total do tráfego no trecho. “A limitação de carga sobre a ponte é uma medida de segurança, que é o nosso principal compromisso. A estrutura está comprometida e de maneira nenhuma podemos permitir que as pessoas corram risco”, explicou o secretário Thiago Vieira.
Rotas alternativas
Desde o fim de semana, está proibida a passagem de caminhões de carga superior a 20 toneladas, devido a um dano estrutural constatado no local. Continua permitida a passagem de carros, motos e outros veículos com carga inferior a 20 toneladas.
Como caminho alternativo, enquanto a ponte não é liberada, condutores de veículos com passagem proibida pela ponte podem utilizar-se da SC-390, entre os municípios de Tubarão e Orleans (passando por Pedras Grandes), sendo que:
- O acesso à SC-390 por Tubarão fica no entroncamento com a BR-101 (próximo ao Túnel do Formigão);
- O acesso à SC-390 por Orleans fica no entroncamento com a SC-108 (rótula do Supermercado São Pedro).