Os bueiros da região central de Grão-Pará ganharam um colorido todo especial e agora espalham mensagens para conscientizar a população sobre o lixo jogado nas ruas. Com a frase “o mar começa aqui”, as pinturas alertam para a necessidade de preservação do meio ambiente, inclusive nas áreas urbanas.
A premissa é muito simples. Todo o lixo jogado nas vias públicas e calçadas é levado pela chuva para os bueiros, que seguem os cursos d’água até desembocarem nos rios e, por fim, no mar.
Ao todo, foram pintadas 12 bocas de lobo nesta primeira ação. As pinturas foram feitas pelas crianças e adolescentes atendidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) Construindo Sonhos, do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Grão-Pará, com o apoio da equipe da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social.
O trabalho começou a ser desenvolvido nas oficinas de eco-arte oferecidas pelo SCFV. O objetivo da iniciativa é levar conscientização por meio da arte e estimular a criatividade das crianças e jovens.
“Nosso principal objetivo com essas pinturas em bocas de lobo é a divulgação da necessidade da preservação de nosso ecossistema, nossa biodiversidade em geral, o cuidado com nossas águas doce e salgada. Encontramos nessa ação uma forma de passar a mensagem de que tudo o que cai no chão, vai para o mar”, destaca Daiana Beltrame Muller, secretária da Família e Desenvolvimento Social de Grão-Pará.
A ideia de levar o debate sobre conscientização ambiental de dentro das salas de aulas para as ruas do município surgiu depois das fortes chuvas do início de maio na região, que deixou as praias repletas de resíduos trazidos pela chuva. Grão-Pará foi uma das cidades mais atingidas na Amurel.
“O que nos acendeu o alerta para esse modelo de projeto de pintura nos bueiros foi após as fortes chuvas, quando vimos matérias e vídeos divulgados nas redes sociais de como ficaram a nossa beira mar com toda a sujeira e lixo carregada pela enchente. Visualizamos que essa seria a melhor época para aplicarmos a ação de pintura de bocas de lobo”, conta Daiana.
Agora, a ideia é continuar espalhando a mensagem pelo município. Para isso, novos bueiros devem receber a intervenção artística nos próximos meses e assim ampliar o olhar pela necessidade de preservação.