Mais três cidades da Amurel decretaram situação de emergência por causa das fortes chuvas que caíram na região desde o início da semana. Os prefeitos de São Ludgero, Armazém e Grão-Pará assinaram os seus decretos nesta quarta-feira (4). Tubarão também já havia decretado situação de emergência. Com isso, já são quatro cidades nessa condição.
Confira a situação por cidade abaixo.
São Ludgero
Algumas famílias foram retiradas de suas casas na cidade e vários desmoronamentos foram registrados, além de inúmeras vias danificadas. Na última noite, 41 pessoas foram acolhidas e dormiram no Centro Cultural Multiuso Dimas Schlickmann. Elas são moradoras dos bairros Beira Rio e Nossa Senhora Aparecida.
Os Ginásio Lino Philippi e o Centro Educacional Professor Henrique Buss também foram disponibilizados para alojar famílias se necessário. Prefeitura, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Cegero, entidades, igrejas e voluntários atuam nos atendimentos das ocorrências.
A água no rio Braço do Norte subiu após vários dias de intensas chuvas. O acesso à área central da cidade está acontecendo apenas pela comunidade do Mar Grosso. Alagamentos estão impedindo passagem para Rio Pinheiros, Nova Estrela, Três Divisas, Bom Retiro e Barra do Norte. Alguns prejuízos materiais particulares e públicos.
A equipe da Cooperativa de Eletricidade de São Ludgero (Cegero) trabalha no restabelecimento de uma rede que passa em frente a sua Sede Administrativa, às margens do rio Braço do Norte, no bairro Divina Providência. Diante do volume de água ocorreu desmoronamento e uma extensão da mesma veio abaixo.



Grão-Pará
O município teve registro de casas invadidas pela água, deslizamentos de terras, ruas interditadas, desmoronamento de parte do cemitério, pontes inteiras sendo carregadas com a força da correnteza e até mesmo de um container no rio. A SC-370, que liga o Centro a comunidade de Aiurê, está em meia pista.
Uma força-tarefa de funcionários e inúmeros voluntários atuou no auxílio às famílias que precisavam. Algumas famílias precisaram ser retiradas de suas residências. Elas foram levadas para o Centro do Idoso, onde foi montado um alojamento provisório para acolher os desabrigados. O Ginásio de Esportes também está preparado para receber desalojados.
A prefeitura está fazendo um levantamento de todas as informações e registros sobre os danos causados pelas chuvas para emitir as documentações que serão envidas para a Defesa Civil. Para isso, pedem que a população encaminhe fotos sobre os danos causados.
A chamada ponte do Bar da Poeira, na região Central, foi levada pela água. Já a travessia que dá acesso a comunidade do Alto Rio Pequeno também ficou danificada. Outras pontes do interior também ficaram submersas pelas chuvas. Até o momento, duas tiveram danos parciais e cinco foram arrancadas inteira.





Armazém
Os bairros Santa Terezinha, Peroba, Alemanha e Rio Carolina foram os mais atingidos. Algumas pontes dessas localidades ficaram danificadas e estão em estado de alerta. Algumas barreiras caíram nas estradas. Algumas casas do município também foram alagadas.
Na manhã desta quinta, o volume dos rios que cortam o município estava baixando o nível.




::: Acompanhe mais informações sobre a situação das chuvas na região em nossa programação e na página da UNITV no Facebook.:::
