Defesa Civil alerta: fumaça de queimadas na Amazônia continuará afetando SC nos próximos dias
Foto: Letícia Z. Matos/UNITVSC

A Defesa Civil de Santa Catarina publicou uma nota, nesta segunda-feira (19), sobre a presença da fumaça das queimadas da Amazônia no estado, deixando o céu com aspecto esbranquiçado. O órgão prevê que a situação se prolonge até quarta-feira (21), no mínimo. Isso tem deixado o ar mais seco no estado.

No interior, a percepção da fumaça é maior, contribuindo para a diminuição da visibilidade e piora na qualidade do ar, com umidade relativa podendo ficar próxima ou abaixo de 30%. No litoral, a fumaça é transportada em altitudes mais altas e não é tão perceptível devido à baixa visibilidade causada pelo nevoeiro próximo ao solo.

A previsão indica que a situação seguirá pelos próximos três dias ao menos. De acordo com o meteorologista Fernando Rafael, a partir de quinta-feira (22) a frente fria fará com que ela se dissipe, assim como o nevoeiro no estado.

Recomendações da Defesa Civil

 – Para motoristas: Reduzir a velocidade, usar faróis baixos e manter uma distância segura dos veículos à frente. 

 Para navegantes: Consultar as atualizações meteorológicas e planejar rotas alternativas se necessário. 

– Para a população em geral: Evitar atividades físicas intensas ao ar livre em áreas afetadas pela fumaça para prevenir problemas respiratórios. 

Queimadas

Após superar recordes negativos no mês de julho, o Amazonas registrou cerca de três mil focos de queimadas apenas nos primeiros dez dias de agosto, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O Amazonas está em emergência ambiental devido aos focos de calor. Ao todo, são 22 dos 62 municípios do estado nessa situação.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.