Demandas da Amurel são debatidas com deputados eleitos da região
Foto: Priscila Loch/CDL

A principais demandas da região elencadas como prioridades pelas entidades locais foram discutidas em um encontro nesta segunda-feira (13), na Acit (Associação Empresarial de Tubarão). A iniciativa faz parte da continuidade do movimento Voto por Tubarão e Região da Amurel.

Lideranças empresariais e políticas se reuniram com os deputados estaduais Volnei Weber (MDB) e Pepe Collaço (PP) além do secretário da Casa Civil Estener Soratto (PL) para debater o andamento das demandas e para que eles falassem sobre algumas ações realizadas neste início de mandato.

Durante a campanha eleitoral, as entidades entregaram uma lista com dez pedidos (veja abaixo). A necessidade de redragar o Rio Tubarão e de realizar melhorias no Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, foram os assuntos de maior destaque.

“A redragagem é uma obra cara, estimada em cerca de R$ 550 milhões, mas extremamente necessária. Vamos precisar de mobilização, talvez buscar também recursos federais. E nada vai sair do lugar sem a atualização do projeto e a busca da licença ambiental”, destacou Collaço.

Soratto falou da expectativa quanto ao novo secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias, Beto Martins, ex-prefeito de Imbituba, que deve assumir nesta semana. “Tenho certeza que ele vai conseguir encaminhar bem esse assunto que é tão importante para todo o sul”, analisou o secretário.

“Quando você prioriza, as chances de executar são muito grandes. Precisamos olhar com atenção e carinho para quem sofre com determinados problemas”, acrescentou Volnei.

Participam da campanha Vote Por Tubarão e Região da Amurel CDL, Acit, Ajet, Sinduscon, Sindicont, Sindilojas, Sindimad e Sindimet. O próximo encontro deve ocorrer em junho.

Lista de demandas

No encontro desta segunda-feira, as entidades relembraram a lista com os pleitos entregues aos representantes políticos ainda no período eleitoral. As demandas dos setores empresariais são:

  • Modernização e ampliação da rede de distribuição elétrica;
  • Ampliação da rede de gás natural, tanto para utilização residencial como industrial;
  • Ampliação da pista do Aeroporto Regional Humberto Ghizzo Bortoluzzi e a previsão para receber cargas na concessão;
  • Projeto para conectar outras regiões do estado à nossa malha ferroviária;
  • Novo acesso sul de Tubarão, conectando a região da Madre a BR-101;
  • Um novo Centro de Eventos na região;
  • Projeto de contenção das cheias para o Rio Tubarão, com sistema regional de alerta e monitoramento, bem como um sistema de macro e micro drenagem em Tubarão;
  • Duplicação SC-370;
  • Plano de desenvolvimento Turístico do Caminho Serra-Mar;
  • Plano de desenvolvimento do Agronegócio da Amurel.