Sob o olhar atendo dos guarda-vidas, centenas de pessoas se divertem nas praias do nosso litoral durante o verão. Cada segundo de atenção pode evitar um afogamento ou até mesmo uma morte. Em homenagem à dedicação desses trabalhadores, nesta terça-feira (28) é comemorado o Dia do Guarda-Vidas.
O trabalho desses profissionais vai além de salvar vidas. Acima de tudo, eles fazem um serviço de prevenção e conscientização com os veranistas. Até por isso, o nome da função foi alterado de salva-vidas para guarda-vidas, dando um significado maior para a atuação
“A gente já teve centenas de prevenções nas praias da nossa região em que as pessoas já estavam entrando em uma corrente de retorno, que é sinalizado na praia com uma bandeira vermelha. Então o guarda-vidas foi lá e retirou essa pessoa daquela situação de risco que poderia ocasionar um afogamento”, ressalta o capitão Marcos Leandro Marques.
Os guarda-vidas civis são profissionais capacitados para salvamento no ambiente aquático e que atuam sob supervisão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina. Nesta temporada de verão, a região conta com um reforço de 111 guarda-vidas civis que trabalham nas praias e lagoas de Laguna, Imbituba, Jaguaruna e Garopaba. São 143 quilômetros de extensão, o que corresponde a 25% do litoral catarinense. Ao todo são de 120 a 180 guarda-vidas atuando todos os dias nesses locais.
A Operação Veraneio começou oficialmente no último dia 18 de dezembro, mas a pré-temporada teve início em 2 de novembro. Na região, todos os 50 postos de guarda-vidas já estão em funcionamento. É nesta época do ano em que as praias tem maior movimentação e, consequentemente, mais ocorrências.
Capitão Marques conta que desde o início da pré-temporada, já houve o registro de 15 pessoas estavam sendo arrastadas em uma corrente de retorno e que foram salvas pelos guarda-vidas. Também é comum nesta época, eles auxiliarem em casos de queimaduras por águas-vivas
Sempre prontos para agir, o que não falta é reconhecimento da importância do trabalho desses profissionais que garantem a segurança de quem se diverte.
“A gente gostaria de parabenizar todos os guarda-vidas que estão sempre prevenindo situações de risco, mas quando elas acontecem, eles, abnegados, entram com suas nadadeiras e [flutuador] life belts para fazer o resgate de tantas pessoas que poderiam estar se afogando. Diariamente eles estão resgatando tantas e tantas pessoas. É um serviço tão digno e tão bonito pra nossa comunidade”, destaca o capitão Marques.