Um terreno considerado fundamental para o projeto da futura ponte que ligará Tubarão a Capivari de Baixo, foi doado à comunidade pela Diamante Geração de Energia, gestora do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda. A área de 3,8 mil m² está localizada às margens do Rio Tubarão no lado capivariense. O ato simbólico de doação ocorreu em Florianópolis nesta segunda-feira (13), na Casa D’Agronômica, em Florianópolis.
No passado, a área era usada para captação de água bruta do rio para o processo de resfriamento dos equipamentos da usina termelétrica. Com a doação, o terreno agora pertence ao município de Capivari de Baixo, que poderá utilizá-lo para a construção da ponte.
A obra foi contratada pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios da Amurel (CIM-Amurel), com recursos do Governo do Estado. O investimento é de aproximadamente R$ 16,6 milhões, e duas das seis parcelas já foram repassadas ao consórcio.
Uma árvore flamboyant que está na cabeceira da nova ponte receberá uma atenção especial através de uma cuidadosa e complexa operação de transferência do vegetal para o Parque Ambiental Encantos do Sul.
A ponte terá 200 metros de extensão e 24 de largura com pista dupla, ciclovia e passarela. A estrutura será construída sobre o Rio Tubarão, nas proximidades de onde há a linha férrea, no final da Avenida Marcolino Martins Cabral, em Tubarão, e da Avenida Paulo Santos Mello, em Capivari de Baixo.