Edifício construído em Tubarão é escolhido como ‘Obra do Ano’
Foto: Divulgação

Construído de maneira off-site e com soluções inovadoras, o Edifício Level, no Centro de Tubarão, foi escolhido como “Obra do Ano”, na categoria de grande porte, durante o 4º Encontro Nacional de Inovação na Construção a Seco (ENICS). O empreendimento é um projeto da Brasil ao Cubo, construtech tubaronense focada em soluções construtivas ágeis, e se tornou referência por todo o país.

Esta premiação da ENICS visa incentivar todos os profissionais que fazem parte do processo construtivo e, nesta categoria eram aceitas apenas construções realizadas com materiais de construção a seco, cujos elementos de alvenaria tradicional não ultrapassassem 15% do total da obra.

“A agilidade e inovação são características que estão em nosso DNA. Receber este prêmio é a certificação de que estamos no caminho certo, trilhando um futuro mais sustentável, como otimização de tempo e recursos para a construção civil”, explica o fundador da Brasil ao Cubo, Ricardo Mateus.

Em 2021, o Edifício Level já havia sido vencedor do Prêmio Produtividade do Mesmo Lado, na categoria Impacto na Obra, pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC). Esta premiação tem como objetivo reconhecer os esforços e ampliar a visibilidade de empresas que se destacam no aproveitamento de seu potencial, aumentando a produção e a competitividade.

Referência na cidade

Com características únicas e mais de 3,3 mil metros quadrados distribuídos em oito pavimentos, o Edifício Level é um ponto de referência na cidade. A arquitetura foi desenvolvida pelo Escritório ATO9, de Florianópolis, e o design chama a atenção de quem passa pelo empreendimento.

Por meio da construção off-site, foi possível reduzir o prazo de entrega da obra de dois anos para apenas 100 dias. Na execução do empreendimento, diferentes soluções técnicas foram utilizadas para que a maior parte das etapas pudesse ser realizada dentro da fábrica.

Assim, a obra chegou praticamente pronta no canteiro e otimizou não apenas o tempo da obra, mas também resultou em maior excelência operacional, segurança dos profissionais, bem como maior controle sobre custos e prazos, além de redução do desperdício de materiais.