As equipes de Força-Tarefa (FT) do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) continuam em atuação em apoio do Rio Grande do Sul. Em Canoas, o trabalho é focado no resgate de famílias e de animais que estão ilhados e, o planejamento dos resgates é baseado no mapeamento das áreas realizado com drone do CBMSC e por sobrevoo com aeronave da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC).
Em Cruzeiro do Sul, próximo a Lajeado, as equipes atuam com foco na localização de vítimas que foram atingidas por deslizamentos. Também com o drone, foi realizado o mapeamento das áreas de busca para melhor distribuição das equipes no terreno.
Cinco binômios – dupla formada entre bombeiro militar e cão de busca – atuam neste local e somam de forma muito significativa a este trabalho que é extremamente minucioso e requer tempo. São os cães que indicam os pontos de interesse e com isso é possível avançar nas buscas, uma vez que no local há aproximadamente quatro metros de entulho em uma área de 15 milhões de metros quadrados.
Recursos empregados no RS neste momento
- 42 bombeiros militares
- 05 cães de busca
- 14 viaturas
- 12 embarcações
- 08 motores de popa
- Drones
- Equipamentos para busca e resgate em áreas inundadas e em deslizamentos
Deste 1º de maio, quando as equipes foram acionadas e autorizadas pelo governo do Estado a deslocar para o Rio Grande do Sul, 2989 pessoas foram salvas e 529 animais foram resgatados. Além disso, 18 vítimas em óbito foram encontradas, três dessas foram localizadas graças ao trabalho dos cães, guiados pelos condutores.
Recursos empregados nos dois primeiros contingentes
- 81 bombeiros militares
- 22 viaturas
- 28 embarcações
- 11 motores de popa
- 02 caminhões
- 01 Auto Posto Comando
- 01 mini-escavadeira
- 01 quadriciclo
- Drones e equipamentos para resgate em áreas deslizadas
Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.
