As apresentações do espetáculo Tomada de Laguna começam nesta quarta-feira (21) e seguem até sábado (24). A encenação é realizada nas docas do Centro Histórico da Cidade Juliana. A peça inicia às 20h, mas os portões serão abertos a partir das 16h. A peça teatral volta a ser montada depois de um hiato de quase 18 anos.
Os atores Lize Souza e Werner Schünemann dão vida a Anita e Giuseppe Garibaldi. A encenação traz ao público em torno de 300 atores e figurantes e outras 200 pessoas envolvidas na montagem. Os últimos dias foram de ensaios e preparativos para reviver a história.
A peça reconstitui as batalhas naval, de cavalaria e infantaria que resultaram na conquista de Laguna pelo italiano Giuseppe Garibaldi no ano de 1839, durante a Revolução Farroupilha. O espetáculo ao ar livre apresenta navios, dezenas de cavalos, milhares de tiros de festim, duelos de espadas, lutas corporais que dão autenticidade e emoção, além de efeitos especiais.
Durante as encenações, tenores e sopranos envolverão o público com um grande musical. O espetáculo é apresentado nos mesmos locais onde os fatos aconteceram. Entre os destaques, estão ainda uma réplica do barco Seival e a participação das Guardiãs de Anita.
A Tomada de Laguna é produzida pelo Instituto CulturAnita e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Laguna e do Governo do Estado através de fomentos e repasses R$ 662 mil.
Os últimos ingressos estão em venda na plataforma virtual Minha Entrada. Pelo site, é possível escolher as apresentações dos dias 22, 23 e 24. Neste primeiro dia, 21, está reservado às pessoas que trocaram ingressos pelo quilo de alimento solidário.
Em cerca de sete dias, foram 1,8 mil quilos de alimentos não perecíveis e 1,8 mil litros de óleo arrecadados em conjunto com a Fundação Irmã Vera, de Laguna, que ficou responsável por receber os donativos e fazer a entrega do ingresso.