Estimativa de prejuízo devido às chuvas no setor agropecuário de Tubarão é de R$ 30 milhões
Foto: Reprodução UNITV

Os prejuízos causados ao setor agropecuário de Tubarão após as chuvas, devem alcançar os R$ 30 milhões, segundo estimativas da prefeitura. O levantamento vai fazer parte do relatório dos prejuízos em todas as áreas que o município irá encaminhar à Defesa Civil do Estado. 

O levantamento estima que só na área da pecuária foram mais de 320 bovinos mortos na inundação até o momento. Esse número pode ser ainda maior, já que parte das pastagens foram inutilizadas e a alimentação do rebanho está comprometida. A região da Madre, onde está a maior parte do rebanho bovino de Tubarão, é a região mais castigada.

 “Concluso o relatório, que a Cidasc e Epagri estão nos auxiliando muito na parte da agricultura, vamos em busca dos recursos para auxiliar principalmente os pequenos agricultores e criadores. A secretaria de Agricultura do Estado tem um programa chamado Reconstrói SC, no qual tentaremos captar os recursos para essa iniciativa”, destacou o prefeito Joares Ponticelli.

A secretaria de Estado da Agricultura já está mobilizada para auxiliar e atender Tubarão e outros municípios. Na região da Amurel, a estimativa é de que cerca de mil bovinos morreram nos alagamentos.