Frente fria em SC: Laguna intensifica acolhimento de pessoas em situação de rua
Foto: Prefeitura de Laguna

Com a chegada de uma frente fria intensa em Santa Catarina, a Prefeitura de Laguna, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Defesa Civil, iniciou nessa quarta-feira (28) uma ação emergencial de abordagem e acolhimento às pessoas em situação de rua (PSRs). A medida segue até sexta-feira (30), com atuação das equipes das 19h às 22h.

A iniciativa é uma resposta ao alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que prevê queda acentuada de temperatura nos próximos dias. Para garantir a segurança e o bem-estar da população mais vulnerável, as equipes estão percorrendo os principais pontos da cidade, identificando PSRs e oferecendo encaminhamento a um abrigo conveniado, onde são disponibilizados pernoite, alimentação e cuidados básicos.

Na primeira noite de atuação, seis pessoas foram acolhidas e encaminhadas ao abrigo. Além do acolhimento emergencial, o trabalho das equipes também busca compreender a realidade de cada indivíduo, com orientações e acompanhamento social.

“O objetivo é ir além do acolhimento momentâneo. Nossas equipes trabalham para oferecer suporte continuado, visando o retorno dessas pessoas ao convívio familiar, sua reinserção no mercado de trabalho ou, quando necessário, o apoio para retorno à cidade de origem”, destaca o Secretário de Assistência Social, Rodrigo da Rosa.