Movidos pela vontade de tornar o ambiente de atendimento menos pesado e mais lúdico para as crianças, profissionais do setor de Ortopedia Pediátrica do Hospital Nossa Senhora da Conceição de Tubarão (HNSC), estão indo trabalhar caracterizados de coelhinhos da Páscoa.
O ambiente já começa a ficar diferente na sala de espera, onde os funcionários sempre estão vestidos com algum acessório que lembre uma data especial. Desta vez, um coelho com guloseimas de Páscoa aparece para alegrar a criançada.
“Muitas vezes a gente percebe que as crianças têm medo do hospital. Por isso essa é uma forma de tentar deixar isso mais leve para elas. Nós trabalhamos fantasiados, colocamos música, distribuímos doces, tudo como forma de deixar o menos traumatizante possível”, explica a médica Andréia Queiroz.
Quando a dona de casa Stefani Zeferino precisou levar a filha Mariah, de apenas cinco meses, ao setor, se surpreendeu e aprovou a inciativa.
“Ela ainda não entende muito, mas para nós pais é muito melhor porque o clima fica mais leve. É muito legal, muito interessante”, afirma.
Mas não é só na Páscoa que os funcionários trabalham caracterizados. O projeto iniciou há cerca de três anos e, durante várias datas especiais, eles buscam levar a descontração por meio dos acessórios e das brincadeiras.
“A gente aproveita para trazer algum personagem, alguma guloseima, para poder tirar o foco da criança da dor e voltar mais para a fantasia, para o lado mais lúdico. Queremos que eles desmistifiquem um pouco a questão da dor, do branco, e tragam uma pouco mais de colorido para a vida”, conta a enfermeira responsável pelo ambulatório, Juliana Bonetti.