HNSC implanta prontuário afetivo em UTI  em comemoração ao Dia Nacional da Humanização
Foto: Divulgação/HNSC

Celebrado dia 29 de novembro em todo o país, o Dia Nacional da Humanização é celebrado no Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, com a implantação do prontuário afetivo nos leito na Unidade de Terapia Intensiva Adulta. A iniciativa, da Comissão de Humanização, tem o objetivo de promover maior proximidade entre o paciente, a equipe assistencial e a família, possuindo como base a valorização da individualidade do paciente.

Em uma arte colorida, o novo modelo de prontuário traz informações com valores sentimentais, a música e a comida preferida do paciente, a maneira como gosta de ser chamado, entre outras informações. O instrumento de identificação é complementar ao prontuário tradicional, e visa favorecer uma relação de respeito, união e afeição, além de criar um vínculo de confiança também com a família, tornando o atendimento mais personalizado, valorizando a subjetividade e a individualidade do paciente.

A coordenadora da UTI Adulto, Liliane Braga, diz que este projeto é um resgate das relações afetivas que contribui para uma assistência mais humanizada. A equipe gosta e se sente mais próxima ao paciente quando sabe da vida deles fora do hospital. “Os colaboradores do setor se sensibilizaram com a reação dos pacientes e familiares ao responderem as perguntas do prontuário afetivo de forma emotiva. Eles relatam que ao responder o documento a voz fica embargada, os olhos lacrimejam e no final das perguntas, observa-se um alívio e um agradecimento gentil após este acolhimento”, conta a enfermeira do setor Regiane Pereira.

Luiza Borges, psicóloga hospitalar e vice-presidente da Comissão destaca que o projeto vem como uma abordagem cautelosa e humana que valoriza a vida e a dignidade dos pacientes e transforma a Unidade de Terapia Intensiva Adulto em um espaço mais acolhedor.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.