Imetro-SC apreende mais de 2 mil itens irregulares na Operação Natal Seguro
Foto: Divulgação/Imetro-SC

O Instituto de Metrologia de Santa Catarina (Imetro-SC) já inspecionou 115.449 produtos como parte da Operação Natal Seguro, uma iniciativa para garantir a segurança e a qualidade de itens que movimentam o comércio nesta época do ano. A fiscalização abrange brinquedos, bicicletas infantis e luminárias pisca-piscas, itens típicos das celebrações de fim de ano.

Entre os produtos fiscalizados, 2.127 apresentaram irregularidades, resultando em apreensões e notificações aos estabelecimentos. Os comerciantes terão até 10 dias para apresentar defesa ao órgão.

“Identificamos brinquedos sem certificação ou com certificação de outro produto e, no caso dos pisca-piscas, muitos lotes sem a devida marcação exigida por lei”, destacou Vinícius Moreira, diretor de Fiscalização da Qualidade do Imetro-SC.

Segundo Alexandre Soratto, presidente do Imetro-SC, a operação tem como principal objetivo proteger os consumidores. “O selo do Inmetro no produto garante que ele foi testado e está em conformidade com as normas de segurança”, reforçou.

Foco na certificação e segurança

A ação tem especial atenção para brinquedos e bicicletas infantis, verificando se passaram pelo processo de certificação obrigatório. Já nas luminárias natalinas, os fiscais inspecionaram a presença de informações obrigatórias e a conformidade dos plugues com o padrão brasileiro.

Como denunciar irregularidades

Consumidores que desconfiarem de irregularidades podem acionar a Ouvidoria do Imetro-SC pelo e-mail ouvidoria@imetro.sc.gov.br ou pelo telefone 0800 643 5200 (segunda a sexta-feira, das 12 às 19 horas).

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.