Inclusão de terminal de cargas no contrato de concessão do Aeroporto de Jaguaruna é defendida
Foto: Priscila Loch

Suprimida do projeto original, a construção de um terminal de cargas no Aeroporto Regional Sul Humberto Ghizzo Bortoluzzi, em Jaguaruna, é uma reivindicação antiga. A inclusão da obra pelo governo do Estado no contrato de concessão à iniciativa privada é defendida pelo deputado estadual Pepê Collaço (Progressistas).

Com uma média de 11 mil passageiros por mês, o aeroporto tem potencial para o transporte de cargas. Hoje, o serviço é oferecido em apenas sete aeroportos entre Campinas (SP) e Buenos Aires (Argentina).

“Essa é a oportunidade ideal de finalmente tornar o terminal de cargas uma realidade. O aeroporto regional beneficia vários setores da economia de todo o sul e precisamos continuar a lutar por ele”, avalia Collaço.

Em visita técnica ao local nesta semana, o deputado conheceu de perto os investimentos que precisam ser feitos no aeroporto. Além de melhorias no terminal de passageiros – já anunciadas pelo governo -, está na lista de prioridades instalar um aeroporto para garantir acessibilidade ao segundo piso.

Também é projetada a implantação do chamado Papi (Precision Approach Path Indicator, ou Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão), um sistema de auxílio luminoso que auxilia os pilotos nos pousos, como se estivessem voando sobre uma rampa de descida.