Inovação: palestra apresenta tendências de cores para 2025 na arquitetura
Foto: Tiago Fabre Doneda/Clube Sala

Em um cenário onde a arquitetura e o design estão cada vez mais conectados às mudanças sociais e culturais, as cores desempenham um papel fundamental na criação de ambientes que transmitem sensações e estimulam a convivência. O Clube Sala promoveu, na última semana, uma palestra sobre as tendências de cores para 2025 no setor de arquitetura e de construção. O evento aconteceu na Casa Rio, em Capivari de Baixo, e reuniu dezenas de arquitetos, engenheiros e designers de interiores de todas as cidades da Amurel.

A arquiteta e urbanista Luana Marques, representante da empresa Sherwin-Williams – referência no mercado de tintas, fez uma palestra e destacou nove tons: Chocotino, Pelo de Foca, Alabaster, Branco Puro, Brincadeira Divertida, Bandeirantes, Praia Mansa, Saudades da Roça e Pétala Delicada. “São cores que inspiram consumidores e profissionais a explorar novas possibilidades criativas, permitindo que cada projeto conte uma história”, explica.

Formado por uma comunidade de 16 empresas de Tubarão e região, o Clube Sala é um espaço de colaboração criado para fortalecer negócios e relacionamentos. “Assim como cada sala, que ganha vida ao ser habitada, queremos construir um movimento sólido, que transcende os limites das paredes e forme uma comunidade que vive para celebrar a arquitetura”, explica a presidente do Clube Sala, Bruna Maccari Volpato.

O evento também contou com uma experiência que uniu arte e arquitetura. O artista plástico Ricardo Herok iniciou e finalizou uma pintura em grafite, para homenagear o arquiteto brasileiro mundialmente conhecido, Oscar Niemeyer. Para saber mais sobre o Clube Sala e como participar da comunidade, acesse o site oficial ou entre em contato no WhatsApp 48 98834-3437.

Os tons

•Chocotino: marrons têm sido associados à terra, representando a natureza e seu poder regenerativo. Saudáveis, confiáveis e simples, os marrons significam uma mudança na direção geral da cor.

•Pele de Foca: outro marrom que traz a profundidade de uma tonalidade mais escura, que beira o preto. Esta cor fascinante harmoniza com neutros quentes, em que as tonalidades mais aconchegantes confortam e acalmam.

•Alabaster: os brancos continuarão a ser importantes para equilibrar a profundidade da cor nas próximas temporadas. Perfeitamente equilibrado entre quente e frio, este tom é um neutro iluminado, adaptável e arejado.

•Branco Puro: além do Alabaster, a Coleção Cápsula apresenta o tom Branco Puro com um valor de refletância de luz (VRL) de 84 e favorito entre os profissionais de design para um resultado leve e espaçoso.

•Brincadeira Divertida: uma cor histórica, este amarelo esverdeado vibrante traz uma onda de brilho alegre e tropical, sendo ao mesmo tempo eclético e surpreendentemente versátil.

•Bandeirantes: desde 2020, os azuis têm ampla aceitação e aplicação. Bandeirantes é um tom azul-acinzentado sofisticado, dessaturado, tempestuoso e profundo, o que o torna instantaneamente um clássico moderno.

•Praia Mansa: é uma versão do bege, com temperatura e tom de cor equilibrado e arenoso, podendo transformar qualquer ambiente em um refúgio suave e convidativo. Ideal para combinar com outros tons delicados e quentes.

•Saudades da Roça: tom dourado com pó de canela incorpora a mudança em direção a tons orgânicos luxuosos e opções de estilo que remetem a épocas passadas. Faz parte da paleta Manancial do Colormix 2025.

•Pétala Delicada: um malva suave e sofisticado adorna espaços com um apelo refrescante, seja como cor geral ou destaque.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.