A jovem tubaronense Laura Thomaz, de 19 anos, decidiu abdicar das coisas materiais para se dedicar à oração, ao trabalho e os estudos religiosos. Nesta segunda-feira (27), ela viajou até Florianópolis, onde entrou definitivamente no Mosteiro das Carmelitas Descalças, de Santa Tereza de Ávila.
A vontade de seguir um novo caminho surgiu ainda aos 15 anos. “Fui convidada a fazer um retiro católico de carnaval, e lá pude conhecer uma alegria que não é passageira, mas que permanece. Fiquei encantada e comecei a fazer trabalhos missionários”, conta a jovem.
Mas mesmo sendo envolvida em trabalhos da igreja, Laura sentia ainda não ter encontrado sua verdadeira missão. Foi aí que conheceu o mosteiro e decidiu seguir esse caminho. Agora, segundo ela, deve ficar lá para sempre. Laura pode receber a visita dos familiares uma vez por mês. Sendo a única filha mulher, ela conta que, inicialmente, não teve o apoio dos pais na decisão. “Eles falam que não conseguem compreender, mas que aceitam, pois veem que eu estou feliz e que me encontrei”, diz.
O pároco da Catedral Diocesana de Tubarão, padre Eduardo Rocha, conta que a história de Laura é inspiradora, e que a participação dos jovens na igreja é muito importante e bem-vinda. “Na nossa comunidade temos muitos jovens que procuram fazer uma experiência mais aprofundada da fé, e quando fazem, eles vão descobrindo um grande tesouro. Isso acaba nos abrindo novos horizontes e perspectivas”, afirma.
A rotina de Laura a partir de hoje passa a ser de constante oração, trabalhos relacionados ao mosteiro e estudos sobre a fé, e segundo ela, nada poderia fazê-la mais feliz. “A alegria das coisas materiais passa, mas a alegria de Deus permanece”, finaliza.