A Tubarão Saneamento atende, atualmente, 30,4% dos tubaronenses com o serviço de coleta e tratamento de esgoto e, com o cronograma de investimentos para a implantação de redes, esse número tende a aumentar gradativamente.
Mas a concessionária alerta que os consumidores devem fazer a ligação apenas quando notificados, já que apesar de ter rede pronta em diversas localidades, nem todas estão ligadas à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com isso, a conexão irregular pode gerar extravasamentos nas ruas, residências ou até em estações elevatórias.
Os imóveis irregulares são notificados pela Fundação de Meio Ambiente do município, e orientados para que realizem a desconexão do sistema.
“Nesses casos, é preciso fazer a regularização imediata, para evitar extravasamento de resíduos e odor”, explica o diretor da Tubarão Saneamento, Marcelo Fernandes Matos.
Trechos em obras
A Tubarão Saneamento alertou também sobre a necessidade de cautela ao trafegar em trechos que estão passando por obras de água e de esgoto nesses dias de muita chuva.
As equipes técnicas estão monitorando os locais e, na medida do possível, colocando material novo para correção dos buracos que têm se formado.