Local que abrigará usina de asfalto da Amurel será definido nesta quinta-feira (14)
Foto: Divulgação

O local mais apropriado para a implantação da usina de asfalto que vai atender os 18 municípios da Amurel deve ser definido nesta quinta-feira (14), em Assembleia Geral Ordinária, prevista para iniciar às 9 horas. Inicialmente, a usina ficaria em Gravatal, porém, havia entraves ambientais e a distância estava em desacordo com o Plano Diretor do município. O assunto será discutido pelo Consórcio Intermunicipal Multifinalitário dos Municípios (CIM/Amurel).

Diante da negativa, outro três terrenos em três municípios da região foram mapeados. O convênio de R$ 11,2 milhões para a implantação da usina foi assinado com o Governo do Estado em dezembro de 2021.

Há poucas semanas, a prefeitura de Pedras Grandes fez a proposta para ceder ao CIM-Amurel um terreno no município. Conforme o projeto aprovado pela Câmara de Vereadores, durante a vigência da concessão do terreno, o consórcio terá a obrigação de realizar as benfeitorias necessárias, sem ônus ao município, e disponibilizar também sem ônus ao município os equipamentos próprios do consórcio durante o preparo da massa asfáltica. 

O CIM-Amurel analisa, como alternativa, outro terreno em Gravatal, um em Laguna e outro em Armazém para receber a usina de asfalto, além da área em Pedras Grandes.

Além da usina de asfalto, a assembleia entre os prefeitos debate outras pautas, como a prestação de contas 2023; a intenção de ampliar o número de atas de registro de preços; cessão do operador de máquinas do município de Armazém; e assuntos diversos de interesse do consórcio, que é presidido pelo prefeito de Grão-Pará, Hélio Alberton Junior.

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.