Locomotiva restaurada é transportada para Lauro Müller nesta quinta-feira (11)
Foto: Divulgação/Museu Ferroviário de Tubarão

A locomotiva Santa Fé, Nº 207-3M, classe 2-10-2, restaurada pelo Museu Ferroviário de Tubarão, foi transportada nesta quinta-feira (11) para Lauro Müller, com a proposta de valorização da história ferroviária do município. Fabricada em 1949, pela empresa SKODA, a locomotiva ficará exposta para os moradores e visitantes em um memorial, integrado ao Eco Museu Serra do Rio do Rastro. A exposição faz parte das celebrações do aniversário de 67 anos de Lauro Müller.

O município de Lauro Müller possui grande relevância para a história ferroviária sul-catarinense. Berço do carvão mineral na região sul catarinense, teve a primeira mina do Brasil, localizada a dois quilômetros da Estação Ferroviária, completando os 111 quilômetros da linha tronco original. A trajetória se confunde com a própria história ferroviária do sul do Estado. E, embora os trilhos já não percorrem o território, as memórias afetivas permanecem nos lugares e nas pessoas.

Após 10 meses de execução, a locomotiva a vapor e o vagão tanque foram transportados com apoio da Ferrovia Tereza Cristina e a equipe da UNITVSC acompanhou a operação de embarque da máquina em Tubarão, . Confira no vídeo a reportagem da jornalista Isabel Silva, com produção de Amábile Corrêa e imagens de Gabriel Machado.

O Museu Ferroviário de Tubarão é mantido pela Sociedade dos Amigos da Locomotiva a Vapor (SALV), que é uma das mais relevantes instituições museológicas de temática ferroviária do Brasil. Com um acervo composto por cerca de 40 mil itens de deferentes tipologias, tem como grande destaque a coleção de locomotivas a vapor, uma das maiores da América Latina.

São 21 exemplares de diferentes modelos, nacionalidades e ano, cuja diversidade atrai a atenção de estudiosos, especialistas, aficionados e turistas que vêm a Tubarão para apreciar esse conjunto. O museu fica aberto para visitação, de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13h30 às 17 horas.

:: Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.