Maioria das cidades da Amurel tem mais vagas que candidatos em concurso de recenseador do IBGE
Foto: Acervo IBGE

Serão aplicadas no próximo domingo (10) as provas do processo seletivo simplificado do Censo Demográfico 2022. Na maioria das cidades da Amurel, a maior parte das vagas abertas para a cargo de recenseador não será preenchida. Isso porque, a procura foi baixa e houve menos inscritos do que os postos de trabalho oferecidos.

Em toda a região havia 348 vagas temporárias para recenseador, mas apenas 252 pessoas se inscreveram. Em 12 municípios da Amurel, o número de interessados ficou abaixo das vagas abertas. Em Sangão, por exemplo, são 11 vagas para quatro candidatos.

Em outras cinco cidades, os números de candidatos e vagas foram os mesmos. Apenas em Armazém o índice foi maior: são nove pessoas disputando oito vagas.

Concurso de recenseador do IBGE na Amurel

Mesmo com vagas ociosas, os candidatos devem levar a prova a sério. O IBGE lembra que a avaliação do processo seletivo é de caráter eliminatório e classificatório. Conforme o edital, será considerado aprovado na prova objetiva o candidato que, cumulativamente, “obtiver no mínimo 15 pontos na prova objetiva” e “acertar, no mínimo, uma questão de cada disciplina.”

Segundo a Unidade Estadual do IBGE em Santa Catarina, o instituto “está avaliando como preencher as vagas nos municípios que apresentaram quantidade insuficiente de inscritos, ou que apresentarem um total insuficiente de aprovados após a realização das provas para recenseador e agente censitário neste domingo (10)”.

Agente Censitário

Já para os cargos de Agente Censitário Municipal (ACM) e Agente Censitário Supervisor (ACS) será mais concorrido. Para essas vagas, a quantidade de inscritos foi maior que os postos abertos na maioria das cidades da Amurel. Apenas em Sangão os números foram os mesmos.

Apesar de serem cargos diferentes, as vagas de agente censitário tiveram inscrição única. Ao candidato com melhor classificação na prova, será oferecida a vaga de ACM. Os demais terão direito às vagas de ACS, de acordo com a ordem de classificação.

Concurso agente censitário do IBGE na Amurel

Sobre as provas

As provas do processo seletivo serão aplicadas neste domingo em todo o país. Os candidatos às vagas de recenseador farão a prova no período da manhã. Já os candidatos a ACM e ACS no período da tarde. O cartão de confirmação da inscrição com o local de prova está disponível para consulta no site da Fundação Getúlio Vargas (FGV), empresa organizadora da seleção.

Os candidatos puderam se inscrever nos dois processos seletivos, já que as provas para recenseador serão realizadas no turno da manhã e para agente censitário à tarde. No ato da inscrição, os candidatos também puderam escolher a área em que desejam trabalhar.

Os recenseadores do IBGE atuam diretamente na coleta das informações, entrevistando os moradores dos domicílios. Já o ACM gerencia o trabalho do posto de coleta, enquanto o ACS, subordinado ao ACM, tem como principal função orientar os recenseadores durante a execução dos trabalhos de campo.

Os gabaritos preliminares serão divulgados no dia seguinte a aplicação das provas, 11 de abril, no site da FGV. O resultado final está previsto para 20 de maio.