Mais famílias de Tubarão podem ser beneficiadas com a tarifa residencial social da água
Foto: Divulgação

As famílias de Tubarão inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CADÚnico e que se enquadram em outros requisitos especificados por Lei podem ter direito a desconto na fatura de água por meio da Tarifa Residencial Social. Para a tarifa mínima de água de 10 metros cúbicos mensais, por exemplo, a conta tem uma redução de R$ 45,94 para R$ 8,49.

O benefício é regulamentado pela Resolução nº 036, de 4 de maio de 2023, e ainda é pouco conhecido pelos usuários. Atualmente, 592 famílias têm acesso ao benefício, cerca de 2% das economias residenciais com água disponível. Como 4% da população abastecida tem esse direito, quase 600 famílias ainda podem requerer.

Para se candidatar, além do CADÚnico, é necessário também residir em imóvel de uso exclusivamente residencial e o consumo médio mensal dos últimos 12 meses deve ter sido igual ou inferior a 20 metros cúbicos por mês. A Tarifa Social é válida pelo período de 24 meses, com possibilidade de novos pedidos de inclusão.

“Caso o usuário não se enquadre somente na questão do consumo máximo permitido, poderá ser concedido o desconto por um período de seis meses, em caráter provisório, condicionado à adoção pelo usuário de hábitos econômicos visando a redução do consumo e o seu enquadramento”, explica a Superintendente Geral interina da AGR TB, Madelon Peters.

Em casos excepcionais, em razão de condição de saúde que leve a um consumo maior, é dispensada a obrigatoriedade de gasto máximo de 20 metros cúbicos, mediante comprovação. Os interessados em solicitar a Tarifa Social devem procurar a Fundação Municipal de Desenvolvimento Social.

*Com informações da assessoria de Comunicação da Agência Reguladora de Saneamento de Tubarão (AGR).

Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.