Municípios cancelam as aulas e atendimentos nos postos de saúde por causa das chuvas
Foto: Ilustrativa/Pixabay

Por causa das fortes chuvas que caem na região desde a tarde desta quarta-feira (30), que causaram alagamentos e transtornos em vários municípios, as aulas foram suspensas em algumas cidades da Amurel nesta quinta-feira (1°). Alguns postos de saúde também tiveram os atendimentos cancelados.

Em Tubarão, as aulas na rede municipal de ensino foram suspensas nos períodos da manhã e da tarde. A situação mais delicada é na EMEB São Judas Tadeu, que foi alagada e teve danos materiais na parte interna.

A Fundação Municipal de Educação também recomendou que as redes estadual e privada façam o mesmo. A decisão, no entanto, depende da direção dessas unidades. O Colégio Dehon informou que as aulas foram canceladas durante todo o dia.

Pelo menos 12 Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão fechadas por conta dos alagamentos, praticamente todas inacessíveis ao público e funcionários. A Policlínica Central e outras unidades irão absorver essa demanda.

Laguna também suspendeu as aulas durante toda esta quinta. A previsão é de retorno normal das atividades escolares na sexta-feira (2). As UBSs também suspenderam os atendimentos durante o dia. Os setores administrativos da Prefeitura devem operar remotamente, sem atendimento presencial.

Em Capivari de Baixo, as aulas nas escolas municipais de ensino foram canceladas nesta quinta-feira. A situação será reavaliada no final do dia e decidido se haverá condições manter as aulas nesta sexta-feira ou se também serão canceladas. A ESF Centro II (Posto Central), onde também funcionam a Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e outros serviços em Saúde está fechada nesta manhã de quinta-feira devido ao acúmulo de água em frente à unidade.

Em Braço do Norte, foram suspensas as linhas de ônibus da Represa, São José, São Maurício, Uruguaia, Vila Alegre, Rio Amélia, Tijuquinhas, Azeiteiro, Rio Santo Antônio, Rio Glória, São José (fundos), Rio Indaial, Avistoso, Riacho Alegre, Taquaruçu e Açucena/Morro Grande. As aulas estão mantidas em todas as unidades escolares. Os alunos e profissionais do CEI Nossa Senhora das Graças serão recebidos no CEI Isaura Uliano Sombrio, no Rio Bonito, devido ao alagamento na rua principal do bairro.

Pescaria Brava suspendeu as aulas pela manhã e avaliará a situação sobre o período vespertino. Em Imaruí e São Martinho, as aulas e os transportes escolares também estão suspensos durante esta quinta.

Rio Fortuna também cancelou o transporte escolar em algumas comunidades do interior. As linhas de Rio falcão, Rio dos Bugres, Capoeirão e Rio Chapéu não circularão pela manhã. As escolas estão atendendo normalmente. Os alunos que não conseguirem chegar não terão prejuízo.

Gravatal também suspendeu o transporte escolar nesta quinta-feira. As escolas da rede municipal terão aulas remotas e as creches permanecerão abertas. Grão-Pará também suspendeu apenas o transporte escolar por causa das rodovias com pontos de difícil acesso, mas as aulas seguem normal.