O nível do Rio Tubarão atingiu 4,93 metros acima do normal às 9h14 desta quinta-feira (1°), segundo o monitoramento feito pela Plantar Agronomia. A situação coloca o município em estado de alerta. Desde a tarde desta quarta-feira (30), o nível do rio subiu consideravelmente com a chuva que se intensificou.
Conforme a Defesa Civil municipal, o limite máximo do nível do Rio Tubarão para sair da calha e transbordar é de cerca de 7 metros na área central e 6,40 metros na região do Bom Pastor, São João e Madre.
A chuva que cai persistente em Santa Catarina desde o fim de semana já causa transtornos nos municípios da região. Diversas ruas de Tubarão foram alagadas entre a tarde de quarta e madrugada desta quinta. Centenas de famílias tiveram suas casas inundadas. Algumas, inclusive, são as mesmas atingidas na enchente registrada no mês de maio. Alguns moradores precisaram deixar suas casas e foram para casas de parentes.
A bomba que fica localizada na avenida José Acácio Moreira, em frente ao 8º Comando da Polícia Militar, foi acionada para escoar a água dos bairros Dehon e Humaita. No entanto, a fiação do aterramento foi furtada nos últimos dias e o equipamento funciona com limitações. Um trator auxilia no bombeamento das águas. As demais bombas de macrodrenagem também foram acionadas e estão trabalhando.
“Tivemos mais de 105 milímetros de chuvas em Tubarão nas últimas 12 horas. Não há sistema de drenagem que resista a isso. Nesse momento o rio está com pouco mais de 4,80 metros e continua subindo lentamente. As informações que a gente tem é de que muita água ainda está vindo, de forma que, ele pode subir mais um pouquinho. Não para chegar aos níveis de maio. Nós não acreditamos que chegue nisso. Nós estamos a mais de um metro do pico do mês de maio”, disse o prefeito Joares Ponticelli (PP) pela manhã.
Jaguaruna, Gravatal, Armazém, Laguna, Pescaria Brava e Braço do Norte também tiveram registros de alagamentos e estragos.
