Museu Ferroviário realizará passeios de trem até o Santuário Ecológico Aguaí em Siderópolis

A partir do início de setembro, serão oferecidos passeios de trem com saída de Tubarão com destino a Siderópolis. Nesta semana, técnicos do Museu Ferroviário de Tubarão estiveram no município para definir o local de desembarque dos passageiros e foram definidas cinco datas para os passeios. O roteiro inclui almoço e visita ao Parque Aguaí Santuário Ecológico, localizado na comunidade de São Pedro, próximo à Barragem do Rio São Bento.

As datas programadas até o momento são: 7 de setembro, 12 de outubro, 9 de novembro e 7 e 21 de dezembro. De acordo com o assessor de Cultura e Turismo de Siderópolis, Arisson Fabrício Nunes, o roteiro segue o que já está previsto no Plano Turístico Montanhas Verdes, lançado recentemente. “O projeto visa à um roteiro histórico ferroviário, possibilitando reconhecimento e sinergia para todos os eventos e ações de fomento ao turismo no município. Oferecemos ao turista a experiência de um passeio de trem, excelente gastronomia e o contato com a natureza, incluindo religiosidade e história”, comentou.

O coordenador do Passeio Ferroviário Expresso, Jefferson Vitorino, destaca o crescimento do turismo ferroviário na região. “A grande maioria dos turistas e agências de turismo buscam passeios mais longos. A viagem de Tubarão a Siderópolis dura três horas, permitindo um maior contato com a história ferroviária do sul do Estado”, elencou.

O proprietário do Parque Aguaí Santuário Ecológico, Albertino Ferreira, destaca a importância da parceria. “Vai revolucionar o turismo de toda a região, além de fortalecer as redes hoteleiras e gastronômicas. O projeto começa com passeios mensais, mas futuramente a ideia é expandir para quinzenais e até semanais”, concluiu.

Interessados podem fazer reservas na bilheteria do Museu Ferroviário de Tubarão ou pelo whatsapp (49) 98868-1414. O roteiro é uma parceria entre o Museu Ferroviário de Tubarão, a Ferrovia Tereza Cristina, o Parque Aguaí Santuário Ecológico e o Governo de Siderópolis, por meio do Departamento de Cultura e Turismo.