Nos próximos dias 16 e 17, um novo mutirão de castração de cães e gatos, será realizado pela Fundação Municipal de Meio Ambiente de Tubarão (Funat), no estacionamento da Arena Multiuso Prefeito Estêner Soratto da Silva, das 7 às 17 horas. A expectativa é de que com mais essa ação a fila de espera por uma castração de pets, hoje com 600 inscritos, seja finalmente zerada.
Essa próxima castração será de cães e gatos cujos tutores já estavam com cadastramento realizado em janeiro e fevereiro. “Será um marco para a política de Bem-Estar Animal que, pela primeira vez, terá a fila de espera por uma castração zerada e a demanda por este tipo de serviço controlada”, ressaltou o diretor-presidente da Funat Júlio César Ângelo Rodrigues.
Nos dias 27 e 28 de janeiro, o município realizou o primeiro mutirão de castração do ano, com 623 cães e gatos atendidos. Além disso, há algumas semanas, também foi reativado o serviço de atendimento de emergência de pets em situação de rua em uma clínica particular conveniada. Nesse período, mais de 50 animais que sofreram ferimentos, a maioria por atropelamento, foram atendidos.
Outra frente de trabalho da Funat para cumprimento da Lei do Bem-Estar Animal é a atuação da médica veterinária de carreira da fundação que realiza diversos atendimentos domiciliares. Centenas de tutores que acionaram a Funat receberam a visita da profissional em suas casas nos últimos meses.
Com esse pacote de serviços em andamento, a Funat busca, na medida do possível, dar a melhor atenção possível aos animais domésticos de pequeno porte. Contudo, a atuação do órgão não se restringe às questões animais, a pasta tem a finalidade de executar a política de Meio Ambiente, promovendo ações, programas, serviços e benefícios para o desenvolvimento sustentável do município, além de licenciar e fiscalizar atividades que podem trazer impactos ao meio ambiente.
Não fique de fora do que acontece na sua região! Entre agora mesmo no nosso grupo de WhatsApp e comece a receber as notícias mais relevantes diretamente no seu celular: clique aqui.